TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Genética

Trabalho Universitário: Evolução Genética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 4

BIO: Vida e GÊNESE: Surgimento/Origem.

Teoria: Para contrapor á teoria da abiogênese alguns cientistas realizaram alguns experimentos para provar que todos os seres vivos se originam de outros seres vivos.

Os principais defensores: Ernest Haeckel, Carl Gustav Jung, Thomas Henry Hurley, Stanley Miller, Oscar Hertwig, Lázzaro Spallanzani, Francesco Redi e Louis Pasteur.

Experimento

Francisco Redi colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente abertos. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam surgir vermes ou mesmo mosca nascidos da decomposição da própria carne. Isso, entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificaram-se ovos, larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos gaze nenhuma dessas formas foi encontrada sobre a carne.

Com esse experimento, ele invalidou a teoria de geração espontânea e provou que a sua hipótese estava correta: a vida só é produzida por vida preexistente.

Apesar de ter sido refutada por Redi, a ideia de geração espontânea ainda persistiu, cerca de um século, para explicar o surgimento de determinados seres vivos. Muitos pensavam que os microorganismos (por exemplo as bactérias), por serem mais simples que os ratos e moscas, surgiam espontaneamente.

Foi somente em meados do século XIX que o cientista francês Louis Pasteur refutou de vez a teoria da abiogênese (ideia de geração espontânea), com uma série de experimentos controlados.

1. Pasteur colocou caldo de carne em dois frascos de vidro com gargalo em forma de “S” e ferveu os dois caldos.

2. Após esfriamento do caldo ele quebrou o gargalo e “S” de um dos frascos permitindo assim que os microorganismos entrassem com o ar e crescessem no caldo.

3. No segundo frasco o gargalo e “S” foi mantido fazendo com que os microorganismos e a poeira permanecessem retidos na curvatura do gargalo. Assim o ar chegava ao interior do frasco, mas não surgiram novos organismos no caldo.

Pasteur concluiu por meio deste experimento que os microorganismos estavam presentes no ar, mas, se os isolasse, eles não surgiriam espontaneamente no caldo de carne.

Fonte:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao2.php

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/experimentos_de_redi_spallanzan_pasteur/

http://pt.slideshare.net/carlosalexandrerj/a-origem-da-vida-biognese

Evolução Química

Teoria: Segundo esta teoria, a atmosfera primitiva – após a solidificação da crosta terrestre – sofria por constantes descargas elétricas originadas de fortes tempestades.

A energia destas descargas forçava gases como o metano (CH4), a amônia (NH3), o hidrogênio (H2) e o vapor d’água (H2O) a reagirem entre si, formando moléculas maiores e mais pesadas que precipitavam em um grande e nutritivo caldo – o oceano primitivo.

Uma vez no oceano primitivo, as reações químicas continuavam, formando moléculas mais complexas, o que deu origem aos aminoácidos, às proteínas e, enfim, aos coacervados.

Chamamos de coacervado uma estrutura proteica envolta por moléculas de água, que possibilitou a organização da primeira forma de vida de nosso planeta.

A teoria de Oparin e Haldane foi apresentada por volta de 1920, porém ganhou força em 1953 quando Stanley Urey e Harold Miller reproduziram a formação do oceano primitivo em laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com