TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exceção: valores vagos e vida de solidão

Projeto de pesquisa: Exceção: valores vagos e vida de solidão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo

Pós Gestão Em Saúde UNIP

Angelo Celisberto

RA: 9000901

Prof° YLARA

Tema:

Exclusão: valores obscuros e uma vida de solidão.

Revisão bibliográfica sobre exclusão (saúde pública).

Angelo Celisberto

Introdução:

A exclusão no Brasil ocorre de uma forma devastadora, abordamos em sala de aula com o total auxilio da magnífica professora Ylara no curso de pós-graduação de gestão em saúde no módulo saúde publica, diversos temas relacionados a saúde pública, o que mais chamou a minha atenção foi a exclusão, se trata de crianças abandonadas, pessoas que passam fome sem moradia, mendigos, falta de educação, são exemplos claros de exclusão.

Objetivos:

Este artigo tem como objetivo a visualização teórica do que é propriamente dito o termo exclusão na saúde pública.

Metodologia:

O conceito de exclusão, segundo Bruto da Costa (1998), é a fase extrema do desenvolvimento da marginalização. Esta se apresenta em sentido descendente e ao longo deste percurso verificam-se facturas entre o indivíduo e a sociedade, ao nível das relações e interações sociais.

A inexistência ou ruptura com o mercado trabalho (situação de desemprego) assume um papel preponderante uma vez que, em primeira linha afeta a estrutura, condições e relações familiares, e num segundo estágio afeta igualmente as relações sociais.

As Exclusões Sociais podem ser impulsionadas por vários fatores, individuais ou conjuntos, que são despolitizadas quando um indivíduo tem falta de recursos ou competências para aceder a um conjunto de sistemas sociais básicos. O social, o econômico; o Institucional; o territorial e o das referências simbólicas.

Social: esta área engloba um conjunto de “sistemas”, concretamente os grupos, as comunidades e redes sociais onde o indivíduo está inserido, que num primeiro nível abrangem a família ou a vizinhança, num segundo nível envolvem os amigos, associações culturais ou desportivas e num terceiro nível e com um sentido mais amplo, envolvem a comunidade local, política e o mercado de trabalho.

Econômico: no domínio econômico estão os sistemas que funcionam como fontes de recursos, que incluem o mercado de trabalho, em função ao salário que se aufere; o sistema da segurança social, pelas pensões, abonos, subsídios, etc.; e os “ativos”.

Institucional: esta área abrange dois tipos de sistemas, que inclui, dum lado os sistemas educativos, de saúde, de justiça e eventualmente, de habitação, por outro lado abrange instituições diretamente relacionadas aos direitos cívicos e políticos.

Territorial: este sistema está diretamente relacionado com o fato de existirem situações em que a exclusão social diz respeito a todo um território e não só a um indivíduo ou a uma família. Como exemplo os bairros degradados, em que as condições de vida das famílias dificilmente poderão alterar-se se não existir um investimento que vise impulsionar o progresso do espaço (bairro), ao nível das habitações, acessibilidades, equipamentos sociais e atividades econômicas.

Referências simbólicas: este domínio relaciona-se fundamentalmente com uma “dimensão subjetiva da exclusão”. Ou seja, diz respeito a um conjunto de perdas, nomeadamente perda de identidade social; autoestima; iniciativa; motivação e sentido de pertença.

Segundo Costa (1998) a Exclusão Social é um fenômeno complexo e dessemelhante, e pode subdividir-se ou direcionar em vários tipos de exclusão, conforme as causas que a motivem: do tipo econômico, de tipo social; de tipo cultural; de origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com