TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carecimentos E Valores. In: Para Mudar A Vida: Felicidade, Liberdade E Democracia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982, P. 154).

Artigos Científicos: Carecimentos E Valores. In: Para Mudar A Vida: Felicidade, Liberdade E Democracia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982, P. 154).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A brincadeira é o exercício mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribui para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção, brincar é um momento sagrado.

É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre tudo, sobre ao que está ao seu redor.

Elas manipulam e exploram objetos, comunica-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.

O adulto ao se permitir brincar com as crianças, sem envergonha-se disto, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar junto com as crianças das brincadeiras, ambos aprendem através da interação, constroem significados apropriando-se dos diversos bens culturais.

Na escola esse resgate pode ser feito de duas formas nas aulas de educação física e em gincanas recreativas que deveriam ser muito mais frequentes nas escolas de hoje.

Obra: Jogos e brinquedos infantis, 1560, Pieter Brueghel.

É possível observar na obra de Brueghel várias brincadeiras e brinquedos como: bolinhas de gude, pião, cinco marias, pula sela, maria cadeira, pernas de pau, cabo de guerra entre outros.

AS BRINCADEIRAS

Pula sela- é um pastelão quente na vertical. Um participante fica de quatro e os demais pulam por cima. Quando todos já tiverem pulado, o primeiro que pulou sobe em cima das costas do que está embaixo. A brincadeira prossegue até o ponto em que o número de pessoas seja tão grande que já não dê mais para saltar sobre todos. Quem não conseguir, será o primeiro a ficar de quatro na próxima vez.

Cinco-marias-também chamada de três marias, jogo do osso, onente, bato, telhos, chocos, etc. O jogo de origem pré – histórica, pode ser praticado de várias maneiras. Uma delas é lançar uma pedra ao alto e, antes que ela caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três ou mais, ficando com todas as peças na mão. N a antiguidade os reis praticavam com pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar. No Brasil, costuma ser jogar com pedrinhas, sementes ou caroços de frutas, ossos ou saquinhos de pano cheio de areia.

Amarelinha – também conhecido como academia, pular macaco, avão, sapata. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que esse jogo foi trazido para o Brasil pelos Lusitanos durante o período da colonização, é considerado um jogo tradicional que foi passando de geração em geração e perdura até os dias de hoje. Esse jogo é realizado tradicionalmente com oito ou dez figuras geométricas “as casas”, em formas de retângulos e quadrados, que é rabiscada no chão com giz e numeradas de1 a 10. Na parte superior desenha-se uma meia – lua e escreva a palavra céu. Atire o marcador na casa que não poderá pular iniciando do número 1. Atravesse o circuito pulando alternadamente com um dos pés. Ao chegar no céu faça o circuito de volta pegando o marcador.

Maria-cadeira- duas pessoas fazem uma cadeirinha com os braços. Uma pessoa senta enquanto cantam a música: “Onde vai Maria Cadeira?

Vai na casa do capitão

Capitão não estava aí

Joga Maria Cadeira no chão.”

Cabo de guerra – na forma tradicional, uma corda é dividida igualmente ao meio um lenço amarrado marca o meio da corda. De cada lado dela fica uma equipe. Quando a brincadeira começa, cada equipe começa a puxar a corda para seu lado. Ganha a equipe que puxar a maior parte da corda para seu lado ao fim de um minuto.

Os jogos, as atividades para exercitar a habilidade mental e a imaginação, as brincadeiras tipo desafios, as brincadeiras de rua, ou seja, toda a atividade lúdica agrada, entretém, prende a tenção, entusiasma e ensina com maior eficiência, porque transmite as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo sem se tornar cansativo. Em um jogo a carga informativa pode ser significantemente maior, os apelos sensoriais podem ser multiplicados e isso faz com que a atenção e o interesse do aluno sejam mantidos, promovendo a retenção da informação e facilitando a aprendizagem. Portanto, toda a atividade que incorporar a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Dinello, 2004, por meio de atividades lúdicas:

As crianças manifestam, com evidência, uma aprendizagem de habilidades, transformam sua agressividade em outras relações criativas, crescem em imaginação e se socializam, melhorando o vocabulário e se tornando independentes.

O educador deve considerar as múltiplas possibilidades educativas e compreender que o surgimento e o desenvolvimento do jogo e da brincadeira não são espontâneos.

Isto significa que o educador tem a responsabilidade de proporcionar momentos e condições

necessárias, contribuindo ao máximo para desenvolvimento da criança. Ele precisa conscientizar-se que brincando as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade interativa e imaginativa. As atividades na Educação Infantil devem oferecer as condições necessárias para florescer o lúdico, pois o brincar é uma forma adequada e que colabora para perceber a criança e estimular o que ela precisa aprender e desenvolver. O suporte teórico empregado na pesquisa indica que a criança interage com o meio, a cultura, os valores, as relações e os papéis sociais através do jogo, e assim constrói sua personalidade, conhecendo a si mesmo e a realidade que a cerca.

O professor necessita de um suporte teórico e, acima de tudo, acreditar que o jogo e à

brincadeira se constituem em ferramentas indispensáveis no processo de desenvolvimento das qualidades psíquicas, o que possibilitará a aquisição de conhecimentos de forma prazerosa e adequada ao nível de desenvolvimento dessa etapa da vida. Uma direção pedagógica inicial tem como meta privilegiar e contribuir para a atividade criadora e independente da criança, e estas particularidades juntamente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com