TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conexão social entre valores, normas e costumes e sua influência na vida das pessoas

Seminário: Conexão social entre valores, normas e costumes e sua influência na vida das pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

A relação social entre valores, normas e costumes e suas influências na vida dos indivíduos é notório. Só há sentido existencial a vida dos indivíduos quando integradas com a de outros. A influência dos elementos acima citados se manifesta desde o nascimento.

Socialmente, as escolhas e limites ao longo da vida são determinados pela interação entre os indivíduos. Todas as decisões que tomamos são resultados das relações sociais e seus respectivos ambientes. Os valores e normas contribuem para o que se considera fundamental e importante na vida das pessoas, assim como nos seus comportamentos e interações.

O pensamento de duas mulheres de culturas distintas, como a oriental e a ocidental, são exemplos de diversidades. Daí as formas aceitáveis de comportamento variarem de cultura para cultura, e o que é normal para uns, deixa de ser para outros. Os olhares para as situações cotidianas, como as vestimentas, são características desta relativa “intolerância” social. O mundo é dividido em sociedades dotadas de normas, regras e leis específicas. E as crenças e comportamento são frutos das instituições sociais solidificadas em determinada sociedade.

O modo de vestir simboliza poder e status dos indivíduos, identificam grupos sociais, como os acima apresentados. Por tudo isso, a diferença dos pensamentos das duas mulheres visualizadas na charge é compreensível, na medida em que se utilize uma contextualidade social e histórica na observação.

Com todo o exposto, a diversidade cultural presente no planeta deve ser compreendida sob a visão prática e independente de sentimentos. Costumes estranhos em um lugar são comuns em outros. O ato de cuspir no chão, aparentemente reprovável, é praticado excessivamente na China, por exemplo. Conversar com as mãos no bolso é falta de educação na Tailândia. Algumas culturas valorizam sobremaneira o individualismo, outras a coletividade. Na Inglaterra, copiar do colega em uma prova de exame contraria os valores fundamentais estabelecidos da individualidade, da igualdade, do trabalho e do respeito. Já os estudantes russos, se comportariam de maneira diferente, pois a ajuda entre os colegas em uma prova significaria que ocorre a valorização da igualdade e da coletividade frente aos problemas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Sítio: cadernosociologia.blogspot.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com