TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos Em Animais

Trabalho Universitário: Experimentos Em Animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  6.267 Palavras (26 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 26

HISTÓRICO

A utilização de animais de laboratório em investigação biológica teve inicialmente, estreita relação com a ‘patologia comparada’. Na época, como as autópsias em cadáveres humanos estavam proibidas, os cientistas procuravam nos animais a origem e as características dos processos patológicos que afetavam a espécie humana, fazendo necropsias nesses animais para deduzir semelhanças. Cientistas como Aristóteles, Galeno, Hipócrates, entre outros, estudaram as semelhanças e diferenças entre os órgãos dos animais e do homem, interpretaram fenômenos biológicos, descobriram o funcionamento de órgãos, estudaram a circulação sangüínea, a respiração, a nutrição e os processos de digestão, utilizando várias espécies de animais. Isso ocorreu alguns anos antes de Cristo e foi o começo do uso de animais de laboratório,

Mais tarde, com os estudos da bacteriologia, a utilização de animais de laboratório tornou-se mais necessária ainda. Assim, desde os primeiros trabalhos de Pasteur e Koch, já no século XVIII, coelhos, cobaias, ratos, camundongos e hamsters passaram a ser ‘ferramenta de trabalho’ dos pesquisadores, imprescindível para identificar os germes causadores das enfermidades contagiosas. Sem a experimentação nesses animais, não teriam sido produzidas as primeiras vacinas contra o carbúnculo e contra a raiva.

Analisando-se historicamente, observa-se que o Brasil apresentava, até a década de 70 do século passado, uma situação precária em matéria de instalações e cuidados na produção de animais em condições de utilização

em trabalhos experimentais. Todavia, o esforço exercido por algumas instituições oficiais, no sentido de construir biotérios em condições adequadas, dotados de barreiras físicas contra a propagação de infecções, com sistema de climatização apropriado, tem mudado esse quadro, constituindo grande avanço. O considerável progresso alcançado nos últimos 30 anos, nessa área, exige o treinamento de profissionais de nível superior na especialidade ‘Animais de Laboratório’, bem como a capacitação de técnicos que desenvolvem suas atividades em biotérios de criação e de experimentação.

A evolução vertiginosa da Ciência & Tecnologia alerta para a necessidade urgente da implantação de um sistema moderno e ágil – por que não dizer, de vanguarda – em biotérios, que permita a troca eficiente entre os avanços das pesquisas, incluindo a tendência atual da criação de métodos alternativos que venham a minorar a aplicação e o uso tradicional dos animais de laboratório.

IMPORTÂNCIA DOS TESTES E EXPERIMENTO EM ANIMAIS

É incalculável o valor da contribuição dos animais de laboratório às novas descobertas para a prevenção de doenças e para a sua cura, bem como para o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento cirúrgico.

Esse reagente biológico é fundamental como modelo no estudo de doenças ainda incuráveis – como muitos cânceres, a AIDS e a esclerose múltipla. Contribui ainda para o controle de mais de dez mil produtos farmacêuticos em uso corrente no mundo e que, testados quanto à eficácia, esterilidade, toxicidade e potência resultam na sobrevida de muitos pacientes.

Atualmente o animal de laboratório é prioritário no campo da experimentação, e os centros de produção desses animais têm uma grande preocupação com sua produção e manejo. Para assegurar a produção de animais de laboratório, na qualidade que satisfaça os requisitos para o uso nas pesquisas médicas, são necessárias instalações apropriadas, equipamentos especializados e pessoal habilitado, sem o que não conseguiremos obter adequadamente este ‘reagente’.

Esses animais representam modelos adequados e, portanto, necessários ao estudo de diferentes modalidades da biologia e medicina experimentais. Assim, o desenvolvimento da biotecnologia depende da utilização desses animais que necessariamente terão de ser ‘limpos’ para que não haja interferência nos resultados das pesquisas.

A produção e o desenvolvimento de vacinas e de anticorpos monoclonais, a avaliação e o controle de produtos biológicos, os estudos de farmacologia e toxicologia, estudos de bacteriologia, virologia e parasitologia, estudos de imunologia básica, de imunopatologia, de transplantes e de drogas imunossupressoras etc., exigem o emprego de animais definidos genética e sanitariamente.

Pelas razões descritas anteriormente e pela necessidade das experimentações serem realizadas em animais antes que qualquer produto seja aplicado ao homem – uma vez que este não pode ser transformado em cobaia e considerando, ainda, que a essência desse trabalho é salvar vidas humanas mediante a produção desses animais e sua posterior utilização –, o bioterismo assume um papel de suma importância e deve ser encarado com total responsabilidade tanto por parte daqueles que desenvolvem tais atividades quanto por parte de todos os dirigentes.

O QUE É UM BIOTÉRIO?

Um biotério nada mais é que uma instalação dotada de características próprias, que atende às exigências dos animais onde são criados ou mantidos, proporcionando-lhes bem-estar e saúde para que possam se desenvolver e reproduzir, bem como para responder satisfatoriamente aos testes neles realizados.

NECESSIDADES BÁSICAS DE UM BIOTÉRIO

INSTALAÇÕES – devem ser específicas para esse fim, porque somente assim conseguiremos condições ideais para a produção e manutenção desses animais.

EQUIPAMENTOS – dada a especificidade do trabalho, necessário se faz que tenhamos máquinas especiais para a obtenção dos resultados desejados (máquinas de lavar gaiolas, autoclaves etc.).

MODELO ANIMAL – criar o animal desejado, de acordo com as pesquisas e os testes a serem realizados.

O pesquisador biomédico trabalha com modelos animais que, necessariamente, diferem do homem. Entretanto, tais modelos podem ser comparados com o homem, baseados, principalmente, no que consiste em

uma semelhança geral sob o aspecto de caracteres anatômicos e fisiológicos.

Necessário se faz, portanto, que sejam produzidos animais que, quando inoculados com uma determinada substância, apresentem reações semelhantes às do homem.

ROTINAS E PROCEDIMENTOS – devem ser adotadas rotinas diárias para que se possa cumprir um programa de produção, de controle ou de pesquisa. Os procedimentos operacionais dos equipamentos devem ser rigorosamente observados para sua melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com