TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência Clínica com o uso conjunto de sibutramina e orlistat em pacientes obeso

Artigo: Experiência Clínica com o uso conjunto de sibutramina e orlistat em pacientes obeso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Artigo  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE BACHERELADO EM FARMÁCIA

BIOQUÍMICA FARMACÊUTICA

PROF. BRENO ABREU

13 SET. 2013

ANTONIA DOS SANTOS BORGES

RESENHA: USO CONJUNTO DE SIBUTRAMINA ORLISTAT EM PACIENTES OBESOS

HALPERN, A. et al. Experiência Clínica com o uso conjunto de sibutramina e orlistat em pacientes obesos.

A obesidade considerada uma doença crônica cada vez mais crescente, isso deve a fatores na maioria das vezes relacionados à má alimentação, sedentarismo, fator genético entre outros. O que leva a predisposição de doenças cardiovasculares, diabetes entre outras.

Muitas das vezes por não adquirirem resultados em dietas ou exercícios físicos a fim de perder peso, pacientes optam por tratamentos farmacológicos. Entres os medicamentos contra a obesidade podemos citar a sibutramina e o orlistat. A sibutramina e seus metabólitos atuam no sistema nervoso central, impedindo a que a serotonina e noradrenalina sejam recaptadas sem atividade de liberação, fazendo que a haja a neurotransmissão e aumentando a saciedade. Estudos com animais comprovam que a sibutramina possui propriedades termogênicas. Já o Orlistast, um derivado hidrogenado de lipstatina, age por bloqueio parcial da ação das lipases gástrica, pancreática no trato gastro intestinal, diminuindo a hidrolise dos triglicérides e evitando a absorção de aproximadamente 30% da gordura ingerida. São diversos os mecanismos de ação desses dois fármacos podendo assim fazer uma associação entre os dois, obtendo desta forma beneficio de ambos os modos de ação.

Conforme o artigo foi utilizado em 114 pacientes, homens e mulheres com sobrepeso e obesidade, a combinação de sibutramina 10mg 1X ao dia e orlistat 120mg 3X ao dia durante três meses associado a uma dieta hipercalórica associada a exercícios de forma regular em pacientes que buscaram tratamento para a obesidade. Retornando assim uma vez a consulta. Um dos pacientes o de 15 anos sofria de obesidade grave, os outros na maioria tinham outras doenças associadas a obesidade como hipertensão, problemas ortopédicos ou dislipidemia.

Com orientação de um nutricionista todos os pacientes receberam uma orientação de uma dieta pobre em calorias. Em entrevistas e vistas de formas periódicas com cada paciente foi possível observar modificações na pressão, peso, frequência cardíaca e efeitos adversos. O tratamento com orlistat desenvolveu no pacientes um aumento de excreção de gordura.

Dos 114 pacientes 72 foram avaliados nos primeiros 2 meses. Destes 42 foram excluídos por má aderência e efeitos colaterais. Após 2 meses, a diminuição no peso dos pacientes foi de 7,1kg. 62,48 e 24 perderam nessa ordem, 3%, 5% e 10% do peso corpóreo. 11 pacientes foram exclusos no terceiro mês, pois todos apresentaram má aderência, de modo que 61 pacientes conseguiram ser avaliados nesse intervalo. Depois de 3 meses, a diminuição média do peso corporal foi 8,9 kg. 53, 49 e 27 pacientes nessa ordem, perderam mais de 3%, 5% e 10% de seu peso original.

Dos efeitos colaterais pelo menos um efeito adverso foi relatado entre 89 pacientes. 25 mostraram nenhum efeito. Um pequeno número apresentou efeitos gastrointestinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com