TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmaco I

Artigos Científicos: Farmaco I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

O fármaco precisa obrigatoriamente para exercer seu efeito terapêutico, precisa deixar a forma farmacêutica seja ela qual for, ser absorvido e ao atingir a biofase, promover seu efeito terapêutico através do sítio molecular da célula.

A primeira etapa é a de absorção, quando o princípio ativo no lúmen intestinal deixa a forma farmacêutica, vencendo as camadas de biomembranas e chegar dentro do plasma. Ao atingir o compartimento central sanguineo, o fármaco sofrerá diferentes formas de distribuição, se ligando ou não a uma ptn plasmática, se depositar ou não em adipócitos, tecidos ósseos ou simplesmente ser levado até atingir ser sítio de atuação, ou seja, pode ou não ter reservatórios dessas substâncias.

Processo de Biotransformação (Metabolismo) – qualquer substância estranha ao organismo, não natural. O papel do metabolismo é transformar uma substância numa entidade mais polar e favorecer seu mecanismo de excreção.

Para a substância ser excretada na urina precisa de que tipo de propriedade? Substância apolar vai ter muito pouco tendência de ser excretada na urina.

A substância precisa ser lipossolúvel/lipofílica (apolar), por causa do caráter da nossa camada lipídica (hidrofóbica), então substâncias exógenas precisa ter uma certa lipossolubilidade para vencer as biomembranas. Logo, a substância tende a ficar para sempre no organismo (substâncias muito lipofílicas e sofrem muito pouco metabolização/ lento), tende a ficar no organismo por um tempo mais prolongado. Se não tiver o mecanismo de proteção através da metabolização, uma substância tóxica, por exemplo, tenderia a permanecer no organismo por um tempo prolongado. Visando a etapa final de excreção/ eliminação.

A = absorção / D = distribuição / M = metabolismo / E = excreção

Fase farmacêutica – acontece desde que a forma farmacêutica vai ter que vencer antes do fármaco ser absorvido. O fármaco dentro do comprimido não pode ser absorvido diretamente, o fármaco só vai ser absorvido de uma forma geral, a partir do momento que ele estiver em solução. Para ser absorvido, uma substância química tem que estar dissolvida.

Precisa-se das etapas: desagregação (formação de grânulos), desintegração (formação de partículas menores), começando então a liberar seu princípio ativo em solução.

Uma substância para ser absorvida, ela precisa ser hidrossolúvel , mas para vencer a biomembrana, precisa ser lipossolúvel. Se tivermos uma substância muito hidrossolúvel, provavelmente não vai conseguir vencer a biomembrana para ser absorvida, mas por outro lado se for muito lipossolúvel, terá grande dificuldade de se desagregar.

Gráfico – duas formas farmacêuticas que contém qt iguais de paracetamol. Uma das formas está em solução (paracetamol dissolvido) e a outra forma em comprimido, após a administração das duas formas (compara-se os perfis plasmáticos x tempo), a concentração plasmática da solução é muito maior quando comparada a concentração plasmática do comprimido, porque em solução o princípio ativo já está dissolvido, não precisa vencer a etapa de dissolução, pois já está pronto para ser absorvido.

Processo de absorção – movimento do fármaco na forma não modificada desde seu local de administração até a circulação sistêmica (plasma). Processo crucial para que os fármacos demonstrem sua eficácia terapêutica/ perfil de biodisponibilidade.

Biodisponibilidade- é a qt de um fármaco que consegue sair da forma farmacêutica e atingir num determinado tempo a biofase (concentração total que o fármaco consegue penetrar).

Se a substância tiver uma dificuldade de desagregação ou dissolução, a qt do fármaco que será capaz de ser absorvida não será a esperada.

Toda e qualquer substância química tem um balanço de efeitos terapêuticos e efeitos tóxicos, tudo é questão da dose.

Concentração mínima efetiva – concentração mínima necessária que o fármaco tem que ter no plasma para que ele seja capaz de promover seu efeito terapêutico. Com concentrações abaixo do mínimo efetivo, o efeito terapêutico não vai existir, sendo ineficaz.

Concentração máxima efetiva – concentração máxima permitida pelo fármaco para demonstrar seu efeito terapêutico, sem apresentar efeitos tóxicos.

O papel do fármaco é atingir um plano entre as concentrações mínima e máxima efetivas, sendo o papel do princípio da farmacocinética, minimizando seus efeitos tóxicos.

Estrutura das Membranas Celulares – cabeça polar do fosfolipídeo e sua cauda apolar, representando as biomembranas, a parte interna/ intracelular é extremamente lipofílica e a face externa/extracelular é hidrofílica.

As proteínas podem ser periféricas (parcialmente mergulhadas, papel de reconhecimento de alguns hormônios, ou de natureza enzimática) ou proteínas integrais.

Transporte Paracelular (hidrossolúveis) – tipo de transporte limitado pelo tamanho de pequeno porte celular/ peso molecular e acontece na junção célula-célula (temos os enterócitos, que compõem as camadas do nosso intestino, e entre as junções que não são tão apertadas, permitindo a passagem entre elas de células de pequeno peso molecular). Substâncias de 100 até 200 Daltons, conseguem ultrapassar as junções célula-célula. Grande maioria são substâncias hidrofílicas, que conseguem permear por esse caminho.

Ex: Processo de filtração glomerular.

Transporte através de Poros (hidrossolúveis) – é uma estrutura de uma proteína, que tem caráter hidrofílico no seu interior, uma abertura que permite a passagem de substância com baixo peso molecular e hidrossolúveis. Em alguns casos, permite a passagem de íons.

Ex: Uréia, água e açúcares. Quanto maior o número de poros, maior a velocidade de absorção; quanto maior o raio do poro, maior a velocidade de absorção; se a área de membrana que contiver esses poros for maior, maior será a absorção.

A qte de substância que vai permear no meio extracelular x meio intracelular = precisa-se de um gradiente de concentração para favorecer esse processo de passagem através dos poros.

A viscosidade do fluido do poro pode ser influenciada pelas interações que a água vai fazer dentro da cavidade, sendo mais forte e tendo maior dificuldade de ser permeável a essa substância que está penetrando (do meio extra para o intra) ou não.

Endocitose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com