TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filos

Ensaios: Filos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 20

Filo Porifera (poríferos ou esponjas)

Características gerais dos poríferos

Todos os representantes do filo Porifera são aquáticos e vivem aderidos a substratos submersos (madeira, rochas, conchas, etc.). A maioria vive no mar, muitas vezes fazendo parte da comunidade dos recifes de coral. Sua distribuição geográfica é ampla, podendo ser encontrados desde os mares polares até os tropicais, onde são mais abundantes. Diferentes espécies ocupam desde a zona das marés até as profundezas oceânicas. Entre as quase 10 mil espécies descritas do filo, pouco mais de uma centena vive em água doce, em rios e lagos de água limpa.

O grupo dos poríferos tem representantes de formas, cores e tamanhos variados. A maioria das espécies possui corpo assimétrico, mas algumas têm forma de vaso. As cores podem variar: há esponjas cinzentas, vermelhas, amarelas, laranjas e violetas. A maioria dos poríferos mede poucos centímetros, mas há espécies que chegam a atingir entre 1 e 2 metros de altura.

Reprodução dos poríferos

Reprodução assexuada e regeneração

A maioria das esponjas tem reprodução assexuada por brotamento. Este processo consiste na formação de expansões do corpo, os ‘’brotos’’, que crescem e mais tarde se separam do organismo genitor, passando a constituir novos indivíduos. Em muitas espécies há brotamento sem a posterior separação dos brotos, formando-se, assim, colônias.

Reprodução sexuada

Esponjas também têm reprodução sexuada, e a maioria das espécies é monoica, ou hermafrodita: o mesmo indivíduo ( ou colônia ) forma gametas de ambos os sexos. Há também espécies dioicas, com indivíduos produtores de óvulos ( fêmeas ) e indivíduos produtores de espermatozoides ( machos ). Os espermatozoides são liberados na água, enquanto os óvulos geralmente permanecem no meso-hilo da esponja que os formou.

Classificação dos poríferos

O filo Porifera costuma ser dividido em três classes: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.

Os representantes da classe Calcarea são todos marinhos e caracterizam-se por apresentar predominantemente espículas de carbonato de cálcio como elementos de sustentação esquelética. A maioria das esponjas desta classe possui tamanho pequeno e forma tubular.

As esponjas da classe Desmospongiae são, em sua maioria, marinhas e caracterizam-se por apresentar espículas silicosas, fibras de espongina, ou ambas, como elementos de sustentação esquelétrica. A maioria dos desmospongiários é assimétrica, com tamanho que varia de poucos milímetros a mais de 2 metros.

As esponjas da classe Hexactinellidae são exclusivamente marinhas; em geral, crescem eretas, e muitas espécies possuem forma cilíndrica. Podem apresentar cor amarelada ou cinzenta, tamanho entre 10 e 30 centímetros e costumam vivem em grandes profundidades, entre 200 e 1.000 metros. Representantes desta classe de esponjas são abundantes na Antártida. Os elementos de sustentação esquelética das esponjas hexactinélidas são espículas silicosas, quase sempre com seis raios, o que as distingue das presentes nos desmospongiários, que têm de um a quatro raios. Após a morte da esponja, o esqueleto de sílica perdura, lembrando um vaso cujas paredes são formadas por fibras vitrificadas entrelaçadas.

Organização corporal dos poríferos

Uma esponja simples pode ser comparada a um cilíndrico oco, fechado na base e com uma abertura relativamente grande no topo, o ósculo. A água penetra através de muitos poros microscópicos presentes na superfície corporal 9 daí o nome do filo) e atinge uma cavidade interna, a espongiocela; dali a água é lentamente expelida pelo ósculo.

As esponjas alimentam-se das partículas orgânicas presentes na água que circula em seu corpo, por isso diz-se que elas são animais filtradores. Além de alimento, a água que entra pelos poros e sai pelo ósculo traz gás oxigênio e minerais, levando o gás carbônico e as excreções resultantes das atividades celulares.

Filo Cnidaria (cnidários)

Características gerais dos cnidários

O filo Cnidaria reúne os cnidários, animais aquáticos de corpo mole e gelatinoso cujos representantes mais conhecidos são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar e os corais. Há cerca de 11 mil espécies descritas de cnidários, a maioria delas marinha; são relativamente poucas as espécies que vivem em lagos e rios de água doce e limpa. Umas poucas espécies de cnidário são parasitas externos (ectoparasitas) de peixes.

Reprodução dos cnidários

Reprodução assexuada

Todos os grupos de cnidário têm reprodução assexuada. Em certos pólipos de hidrozoários e de antozoários formam-se pequenos brotos que posteriormente se soltam, originando indivíduos independentes.

Reprodução sexuada

Todos os grupos de cnidário têm reprodução sexuada. Há tanto espécies monoicas (hermafroditas) como dioicas (sexos separados).

Em diversas espécies a fecundação é externa: óvulos e espermatozoides são liberados pelos genitores e a fecundação ocorre na água. Há também espécies com fecundação interna, em que os óvulos são retidos dentro do corpo da fêmea, em geral na cavidade gastrovascular, onde são fecundados por espermatozoides que penetram pela boca.

São poucas as espécies de cnidário que apresentam desenvolvimento direto, sem estágios larvais. Esse tipo de desenvolvimento ocorre, por exemplo, em hidras, nas quais o óvulo permanece unido ao corpo da hidra-mãe, onde é fecundado e se desenvolve até formar um pequeno embrião. Este se solta da mãe e se transforma em uma hidra semelhante aos pais.

Classificação dos cnidários

No sistema de classificação que adotamos, o filo Cnidaria é subdividido em cinco classes: Hydrozoa (hidrozoários), Scyphozoa (cifozoários), Cubozoa (cubozoários), Anthozoa (antozoários) e Staurozoa (estaurozoários).

A maioria dos hidrozoários vive em água salgada e a forma polipoide é a predominante no ciclo de vida. Na maioria das espécies, os pólipos originam assexuadamente pequenas medusas de vida relativamente curta; estas se reproduzem sexuadamente e originam novos pólipos, que fecham o ciclo.

Cifozoários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com