TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE GRADUÇÃO EM ODONTOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: FISIOLOGIA HUMANA

DOCENTEGRUPO:

FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO

João Pessoa 2013

SUMÁRIO

Introdução ........................................................ 3

Desenvolvimento .............................................. 4

Conclusão ......................................................... 10

Referências Bibliográficas ................................ 11

INTRODUÇÃO

A função da respiração é essencial à manutenção da vida e pode ser definida, de um modo simplificado, como uma troca de gases entre as células do organismo e a atmosfera. A respiração é um processo bastante simples nas formas de vida unicelulares, como as bactérias, por exemplo. Nos seres humanos, depende da função de um sistema complexo, o sistema respiratório. Embora viva imerso em gases, o organismo humano precisa de mecanismos especiais do sistema respiratório, para isolar o oxigênio do ar e difundí-lo no sangue e, ao mesmo tempo, remover o dióxido de carbono do sangue para eliminação na atmosfera.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Respiratório

A Respiração:

O processo da respiração pode ser dividido em quatro eventos principais:

1- Ventilação pulmonar, que significa a entrada e saída do ar ente a atmosfera e os alvéolos pulmonares; 2- Difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue (Hematose); 3- Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue para dentro e para fora das células; 4- Utilização do oxigênio como parte do metabolismo, no processo de respiração celular; 5- Regulação da ventilação.

Ventilação Pulmonar:

Vias Aéreas Superiores:

• Fossas nasais: São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. São separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal.

Tem as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

• Faringe: Canal comum aos sistemas digestório e respiratório.

Comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

• Laringe: É a continuação à faringe.

A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

Vias Aéreas Inferiores:

• Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, sua paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios. Possui um epitélio de revestimento muco-ciliar que protege o sistema contra bactérias e poeiras presentes no ar inspirado.

• Brônquios: Condutos cartilaginosos que segue a bifurcação da traquéia e penetram nos pulmões. São constituídos por anéis incompletos de cartilagem e fibras musculares, conferindo mobilidade. São também revestidos por epitélio ciliado, rico em células caliciformes (produtoras de muco). Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos.

• Bronquíolos: Formado por músculo liso, sem cartilagem.

O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Ventilação Pulmonar:

Músculos da Ventilação

Dinâmica da Inspiração:

Dinâmica da Expiração:

Composição do ar inspirado e expirado pelo sistema respiratório...

Ar inspirado Ar expirado

N2 79% 79%

O2 20,94% 15,7%

CO2 0,04% 5%

H2O 0,5% 6,2%

Hematose:

É o processo de difusão do O2 e CO2 entre os alvéolos pulmonares e capilares sangüíneos, que se dá graças as diferenças de pressões parciais desses gases no sangue e nos alvéolos.

Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.

Portanto, a difusão nos alvéolos pulmonares se estabelece por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, onde o CO2difunde-se do sangue venoso em direção ao meio externo, havendo a oxigenação do sangue a partir do mecanismo inverso com as moléculas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com