TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA HUMANA

Monografias: FISIOLOGIA HUMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.700 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOLOGIA HUMANA

QUESTÕES

1) O que é placa motora e unidade motora?

Placa motora: é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo são colinérgicos, isto é, liberam acetilcolina.

Unidade motora: A unidade motora é o conjunto de fibras musculares ativadas por um único neurônio motor alfa. Estes neurônios são grandes e se originam a partir do tronco cerebral ou da medula espinhal. O número de fibras musculares ativadas por cada unidade motora varia entre os músculos.

2) Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de

relaxamento da contração muscular.

Ação realizada por músculos que é ativado por íons cálcio, neste momento há ATP que é degradado a ADP para fornecer energia para a contração, causando a liberação destes no retículo sarcoplasmático. Eles realizam depois a recaptação através de bombas de cálcio (determina o relaxamento dos elementos contráteis do músculo liso, removendo os íons cálcio). A fase do relaxamento é um fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contração muscular.

3) Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo IIA e tipo IIB.

FIBRAS TIPO I: células vermelhas que possuem miosinas com ATPases de ação relativamente lenta e contraem-se vagarosamente. Possuem numerosas mitocôndrias, a maior parte delas localizada próximo à periferia da fibra e aos capilares sanguíneos, os quais fornecem um amplo suprimento de oxigênio e nutrientes. Essas fibras possuem alta capacidade para o metabolismo oxidativo, resistem à fadiga e são especializadas no desempenho de ações intensas e repetidas por períodos prolongados.

FIBRAS TIPO II: são mais pálidas porque possuem pouca mioglobina e tendem a ser maiores em diâmetro, embora tais diferenças de tamanho entre as fibras dependam, para uma extensão maior, dos padrões de atividade habitual. Elas possuem miosina ATPase de ação rápida, portanto, seu tempo de relaxamento e contração é relativamente rápido e, conseqüentemente, as fibras de tipo II possuem saída máxima de energia cerca de três vezes maior que a das fibras de tipo I.

4) Quais os tipos de contração muscular que existem? Explique cada um desses tipos.

ISOMÉTRICA: as ações são estáticas e o músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular aumentando a tensão muscular sem repetições de movimento

DINÂMICA OU ISOTÔNICA: ocorre com a movimentação corporal e de seus membros exercendo ações excêntricas(músculo encurta) ou concêntricas(maior concentração de força e ativação muscular).

5) Para que servem e quando são ativados os fusos musculares e o órgão tendinoso de Golgi?

FUSOS MUSCULARES: localizados dentro do músculo e não só mantêm o tônus muscular como são responsáveis pela proteção do músculo de uma provável distensão. Possui influência direta na capacidade do alongamento muscular, Quando ocorre uma distensão do músculo, a parte central do fuso também se distende, provocando a ativação do nervo sensorial, que envia sinais ao sistema nervoso central, estes sinais irão ativar os neurônios motores alfa, que inervam as fibras musculares regulares contraindo o músculo. Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com