TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula Tema: Potencial de membrana e potencial de ação.

POTENCIAL DE MEMBRANA

Podemos dizer que os seres vivos são máquinas que funciona a base de eletricidade.Como a célula é a menor expressão de um ser vivo, logo é fácil observar diferenças de potenciais elétricos entre os lados da membrana celular. Praticamente todas as células do corpo, (com exceção de algumas raras células vegetais, o interior é sempre negativo e o exterior é positivo) algumas células como as células nervosas e musculares, são excitáveis, isto é, capazes de auto gerar impulsos eletroquímicos em suas membranas e, na maioria dos casos, utilizarem esses impulsos para a transmissão de sinais ao longo da membrana. A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons, especialmente de Na+, K+, Cl e HPO4. Os fluidos dentro e fora da célula são sempre neutros, isto é, a concentração de ânions (íons negativos) em qualquer local é sempre igual ao de cátions (íons positivos) não podendo haver acúmulo local de cargas elétricas nesse fluido. Podemos imaginar a membrana como um capacitor nas quais as duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante, a membrana celular: a superfície interna da membrana é coberta pelo excesso de ânions(-), enquanto que, na superfície externa, há o mesmo potencial cátions(+) falta de elétrons.

O potencial de membrana existe sob duas formas principais: o potencial de repouso e o potencial de membrana.

Potencial de Repouso: Esse potencial tem sua origem em um mecanismo simples, de alternância entre o transporte ativo e o transporte passivo de pequenos íons.

Fase 1 – Os íons sódio (Na+) entram passivamente na célula, através do gradiente de concentração.

Fase 2 – A célula expulsa esses íons (Na+) ativamente, ao mesmo tempo em que induz, também ativamente, um íon potássio (K+).

Fase 3 – O íon potássio (K+) tem grande mobilidade e volta passivamente, para o lado externo da membrana, conferindo-lhe carga positiva. Do lado interno, íons fosfato e especialmente proteínas aniônicas fornecem carga negativa. O íon Cl- acompanha, por atração elétrica o íon Na+, e diminui o potencial elétrico, ficando a célula polarizada. Todas as células possuem potencial de trans-membrana (repouso -90mV), que desaparece quando a célula morre.

POTENCIAL DE AÇÃO

É uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula.

Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizadas mais intensamente pólas sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas. Nos músculos, eles têm a tarefa de iniciar a contração muscular. A composição do fluido intracelular caracteriza-se pela alta concentração dos cátions potássio (K+) a de proteínas anions (A-), por outro lado o líquido intersticial é rico em cátions sódio (Na+) e anions cloro (Cl-). O gradiente de concentração de (Na+) e (K+) e ambos os lados da membrana, resulta na criação de um potencial elétrico. O potencial de ação pode ser dividido nas seguintes fazes:

1ª – Despolarização: Abertura dos canais de sódio, isso propicia um fluxo intenso de íons Na+ de fora para dentro das células, por um processo de difusão simples.

Como resultado do fenômeno, o líquido intracelular se carrega positivamente e a membrana passa a apresentar um potencial inverso daquele encontrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com