TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Renal

Dissertações: Fisiologia Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  8.857 Palavras (36 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 36

 Fisiologia Renal (2) (OBJETIVOS 2 e 3)

 Descrever a filtração, absorção, reabsorção e secreção glomerular, bem como a formação da urina.

 Caracterizar o mecanismo de regulação neuroendócrina nos rins e na pressão arterial.

Para produzir a urina, os néfrons e os ductos coletores realizam 3 processos básicos: filtração glomerular, secreção tubular e reabsorção tubular. A intensidade com que as diferentes substâncias são excretadas representa a soma desses 3 fatores.

- A formação da urina começa quando grande quantidade de líquido praticamente sem proteínas é filtrada dos capilares glomerulares para o interior da cápsula de Bowman.

- Conforme o líquido filtrado sai da cápsula de Bowman e flui pelos túbulos, é modificado pela reabsorção de água e solutos específicos, de volta para os capilares peritubulares ou pela secreção de outras substâncias dos capilares peritubulares para os túbulos.

Exemplos de depuração renal para 4 substâncias hipotéticas:

- Painel A: substância levemente filtrada mais não reabsorvida. Ex.: substâncias indesejáveis no corpo, como a creatinina; permitindo a excreção de quase todo o filtrado.

- Painel B: substância livremente filtrada, mas também parcialmente reabsorvida pelos túbulos de volta para a corrente sanguínea. Ex.: muitos eletrólitos corporais como Na+ e Cl-.

- Painel C: substância livremente filtrada pelos capilares glomerulares, mas não é excretada da urina porque toda a substância filtrada é reabsorvida pelos túbulos de volta para a corrente sanguínea. Ex.: algumas substâncias nutricionais presentes no sangue, como aminoácidos e glicose; permitindo a conservação dessas substâncias nos líquidos corporais.

- Painel C: substância levemente filtrada pelos capilares glomerulares, não sendo reabsorvida, mas quantidades adicionais dessa substância são secretadas do sangue capilar peritubular para os túbulos renais. Ex.: ácidos e bases orgânicos; permitindo que essas substâncias sejam rapidamente retiradas do sangue para serem excretadas em grande quantidade pela urina.

Filtração, Reabsorção e Secreção de Diferentes Substâncias (2)

Em geral, a reabsorção tubular é quantitativamente mais importante do que a secreção na formação da urina, mas a secreção tem papel importante na determinação das quantidades de K+, H+ e outras poucas substâncias que são excretadas na urina. A maioria das substâncias que devem ser retiradas do sangue, principalmente, os produtos finais do metabolismo, com a ureia, creatinina, ácido úrico e uratos, é pouco reabsorvida e, portanto, excretada em grande quantidade a urina. Certos fármacos e substâncias estranhas são também pouco reabsorvidos, mas, além disso, são secretados do sangue para os túbulos, de forma que suas intensidades de excreção são altas. De modo oposto, eletrólitos como íons sódio, cloreto e bicarbonato são muito reabsorvidos, e, assim, pequena quantidade aparece na urina, mesmo que grande quantidade seja filtrada pelos capilares glomerulares.

Cada um dos processos – filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular – é regulado de acordo com as necessidades corporais. Ex.: quando ocorre excesso de sódio no corpo, a intensidade com que o sódio é filtrado aumenta e pequena fração de sódio filtrado é reabsorvida, resultando em excreção urinária amentada de sódio.

Para a maioria das outras substâncias, as intensidades de filtração e de reabsorção são extremamente altas em relação às de excreção. Portanto, ajustes sutis na filtração glomerular ou na reabsorção tubular podem levar a alterações relativamente grandes na excreção renal. Ex.: aumento da filtração glomerular (FG) de apenas 10% (de 180 para 198L/dia) poderia elevar o volume urinário por 13 vezes (de 1,5 para 19,5L/dia) se a reabsorção tubular permanecer constante. Na realidade, alterações da filtração glomerular e da reabsorção tubular geralmente agem de forma coordenada para produzir as alterações necessárias da excreção renal.

 Por Que Quantidades de Solutos São Filtradas e Depois Reabsorvidas pelos Rins?

Pode-se questionar a eficiência da filtração de grande quantidade de água e de solutos e depois da reabsorção da maior parte dessas substâncias. Vantagem da alta FG é que ela permite que os rins rapidamente removam os produtos indesejáveis do corpo que dependem principalmente da FG para sua excreção. A maioria dos produtos indesejáveis é pouco reabsorvida pelos túbulos e assim depende da elevada FG para sua remoção efetiva do corpo.

Segunda vantagem da alta FG é que permite que todos os líquidos corporais sejam filtrados e processados pelo rim, muitas vezes, a cada dia. Como todo o volume plasmático é de apenas 3L, enquanto a FG é de 180L/dia, todo o plasma pode ser filtrado e processado por ~6vezes/dia. Essa alta FG permite aos rins o controle rápido e preciso do volume e da composição dos líquidos corporais.

1a Etapa da Formação da Urina: FILTRAÇÃO GLOMERULAR (2)

 Composição do Filtrado Glomerular (FG)

A formação da urina começa com a filtração de granes quantidades de líquido, por meio dos capilares para a cápsula de Bowman. Como a maioria dos capilares, os capilares glomerulares são relativamente impermeáveis às proteínas, assim, o líquido filtrado (FG) é essencialmente livre de proteínas e desprovido de elementos celulares como as hemácias.

As concentrações de outros constituintes do FG, incluindo a maior parte dos sais e moléculas orgânicas, são similares às concentrações no plasma. EXCEÇÕES a essa generalização inclui umas poucas substâncias de baixo peso molecular, como cálcio e ácidos graxos, que não são livremente filtradas por estarem parcialmente ligadas às proteínas plasmáticas. Ex.: quase ½ do cálcio e maior parte dos ácidos graxos plasmáticos estão ligadas às proteínas plasmáticas e essa parte ligada não é filtrada pelos capilares glomerulares.

 FG = ~20% do Fluxo Plasmático Renal

Como em outros capilares,a FG é determinada pelo (1) balanço das forças hidrostáticas e coloidosmóticas, atuando através da membrana capilar e (2) o coeficiente de filtração capilar (Kf), o produto da permeabilidade e da área de superfície de filtração dos capilares. Os capilares glomerulares têm elevada intensidade de filtração, muito maior que a maioria dos outros capilares, devido à alta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com