TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Sistema Renal

Artigos Científicos: Fisiologia Do Sistema Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 16

Questionario Sistema Renal

1-

Como os rins atuam na excreção dos produtos de degradaçãodo metabolismo no equilibrio hidroeletrolitico, na regulação dapressão arterial, na reg do equilibrio acido/base, na regulaçãoda produção de eritrocitos e regulação de vitamona D ativa?

R- os rins eliminam os produtos de degradação do metabolismo que não somais necessários para o nosso organismo, como a ureia,metabolizada dos aminoacidos, a creatina, proveniente da creatina dos musculos, a bilirrubina produto final da hemoglobina e os metabolitosdos hormonios.

Equilibrio hidroeletrolitico

–ira aumentar, mas se o aporte for menor que sua excreção, a quantidade de substancia no corpodiminuira seda em que os rins devem ajustar o aporte de determinada substância, que exceder suaeliminação, pois essa quantidade, dessa forma os rins ira desencadear alterações hormonais compensatória, induzindo o organismo a uma homeostasia.

Regulação da PA

- os rins contribuem na regulação da PA a longo prazo, ao excretarem quantidades variáveis de H2O e Na, interferindo acurto prazo sobre P.A, através de fatores ou substancias vasoativascomo a renina, que por sua vez levará a formação de angiotensina II,que promovera a diminuição da P.A.

Equilibrio ac/base

– atua juntamente com os pulmoes e os tampõesdos liquidos corporais, através da excreção de ac. e da regulação dasreservas de tampões dos liquidos corporais, é o único orgão capaz deeliminar certos acidos como o ac sulfurico e o ac fosforico.

Reg. da Prod. Eritrocitos-

os rins atua na secreção da eritropoietinaque estimula a produção dos eritrocitos e tb nos casos de hipoxia.

Reg. da Prod. De vit. D

– os rins produzem a forma ativada de vit. Dque é o calcitriol, através da hidroxilação dessa vit. Que é essencial na deposição de Ca nos ossos e sua reabsorção pelo trato Gastrointestinal.

2- Qual a unidade funcional dos rins e quais as estruturas que acompõe?

R os néfrons, e são formados pelo glomerulo renal, capsula de bowman, tubulo contorcido proximal, alça de henle, tubulo contorcidodistal, tubulo coletor, ducto coletor e suas arteriolas aferente e eferente.

3- Porque a porção cortical dos rins possuem uma coloração maisavermelhada anatomicamente e histologicamente?

R- Em virtude de que os glomerulos e sua irrigação encontram-se mas na porção cortical, enquanto que na parte medular encontramos poucos glomerulos e as prolongações da alça de henle.

4- Descreva o suprimento sanguineo renal?

R ocorre pelas arteria renal, art. Interlobar, art. Arqueada, art.Interlobulares, arteriola aferente e capilares glomerulares e daí saem do nefron pela arteriola eferente se coalecem com as demais veias para desembocar nas veias renais.

5- Qual a diferença entre o nefrón cortical e o justaglomerular?

R- diferem porque os nefrons corticais possuem seus glomerulos na parte mas extena da cortex, sua porção tubular localiza-se na parte superior da medula e apresentam alça de henle curta, sendo envolvida pelos capilares peritubulares, enquanto que os justaglomerulares,encontra-se na parte mais interna da cortex, sua porção tubular est amais interna na medula, alça de henhe mais longa e circundada por capilares chamados de vasos retos

6- Quais as etapas para a formação da urina?

R- filtração glomerular, reabsorção de substancias dos tubulos renais para o sangue, secreção de substâncias do sangue para os tubulos renais e excreção de metabolitos não necessarios ao organismo.

7- A urina primária é a urina encontrada na bexiga? Sim ou não epor que?

R- não, pois a urina primária nada mas e que o filtrado glomerular, queencontra-se na capsula de Bowman e o que chega na bexiga é oresultado da modificação da urina primaria em virtude da reabsorção deagua e de solutos e secreção de outras substancias, assim formando aurina secundária que sera eliminado do organismo.

8- Porque grandes quantidades de solutos são filtrados e reabsorvidos pelos rins?

R- Porque isso permite aos rins a rápida remoção dos produtos dedegradação do metabolismo, que para sua excreção dependem primeiramente do filtrado glomerular, podendo filtrar e processar por varias vezes todos os liquidos corporais, assim controlando o volume e acomposição desses liquidos.

9- Qual o fator determinante para o filtrado glomerular?

R- é determinado pelo equilibrio das forças hidrostática e coloidosmotica, que atuam através da membrana capilar e pelocoeficiente de filtração capilar, que nada mas é o produto da permeabilidade pela área de superficie de filtração dos capilares.

10- Porque as proteinas plasmaticas não conseguem ser filtradas mesmo o endotelio capilar sendo fenestrado?

R- em virtude de seu tamanho e sua carga elétrica.

11- Porque o aumento da pressão hidrostática na capsula deBowman diminuem o filtrado glomerular?

R- Porque se ocorrer uma obstrução no percurso da excreção da urina, promoveria o aumento da pressão na capsula de Bowman, e assim adiminuição FG.

12- Quais os controles fisiologicos para a filtração glomerular e ofluxo sanguineo renal?

R- pressão hidrostática glomerular, pressão coloidosmótica nos capilaresglomerulares, que são influenciadas pelo SNS, hormônios e autacoides,autoregulação do fluxo sanguineo e outros controles por feedback,intrinsecos aos rins.

13- Como as substancias são transportadas do interior da luz dotúbulo para o capilar peritubular?

R- Quando a substância é reabsorvida ela passa através das membranasepiteliais tubulares para o liquido intersticial renal, depois através damembrana dos capilares peritubulares de volta ao sangue.Os solutos são transportados atraves das celulas (via transcelular) por difusão passiva ou transporte ativo ou por entre as celulas (via paracelulares) por difusão. A água é transportada atraves das celulas e por entre as celulas tubulares por osmose. O transporte de H2O e solutodo liquido intertecial para o interior dos capilares peritubulares ocorre por ultrafiltração (fluxo de massa).

14-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com