TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Renal

Monografias: Fisiologia Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

1- Fisiologia do rim.

Os rins são órgãos pares, em forma de caroços de feijão, situados por trás do revestimento peritoneal da cavidade abdominal. Com cerca de 11 cm de comprimento, de 5 a 7cm de largura, e 2,5cm de espessura.

É o principal órgão do sistema excretor e osmorregulador dos vertebrados. Os rins filtram dejetos (especialmente ureia) do sangue, e os excretam. A urina sai dos rins através dos ureteres, para a bexiga.

O rim é formado por um córtex externo e pela medula interna, o que reflete a posição e a disposição dos túbulos renais (néfrons). Cada túbulo consiste do glomérulo, do túbulo contorcido proximal, da alça de Henle e do túbulo contorcido distal. Os túbulos contorcidos distais se unem, para formar ductos coletores, que drenam para a pelve renal e para o ureter. Todos os glomérulos ficam no córtex; os néfrons corticais têm alças de Henle curtas, que apenas mergulham na medula, enquanto os néfrons justa medulares tem longas alças de Henle, que mergulham profundamente, na medula. A artéria e a veia renal, os linfáticos renais e ureter entram e saem do rim por sua superfície côncova – o hilo.

2- Néfron

O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal, este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

3- Glomérulo

Cada néfron tem seu início na cápsula de Bowman – a extremidade ‘cega’ do túbulo. A cápsula de Bowman contém uma nodulação de capilares, que é suprida por uma arteríola aferente e drenada por uma arteríola eferente. Esta estrutura completa é conhecida como um glomérulo e filtra plasma.

O líquido passa da cápsula de Bowman para o túbulo proximal, para os ramos descendentes e ascendentes da alça de Henle e dali para o túbulo contorcido distal, que começa em uma estrutura especializada conhecida como o aparelho justaglomerular. No aparelho justaglomerular, o túbulo passa entre as arteríolas aferentes e eferentes do seu próprio glomérulo. Esta parte do túbulo é conhecida como a mácula densa e está em contato com uma região especializada da arteríola aferente, que secreta renina.

A membrana glomerular é várias centenas de vezes mais permeáveis à agua e aos pequenos solutos moleculares do que a membrana capilar típica de outros setores do corpo. Assim como é quase impermeável às proteínas plasmáticas e também às células sanguíneas.

4- Filtração, Reabsorção Secreção e Eliminação

O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.

O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que é semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.

O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A saída desses íons provoca a remoção de cloro, fazendo com que a concentração do líquido dentro desse tubo fique menor do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o líquido percorre o ramo descendente da alça de Henle, há passagem de água por osmose do líquido tubular para os capilares sangüíneos – ao que chamamos reabsorção.

A secreção pode ser definida como a movimentação de solutos do sangue para o lúmen tubular ou, de substâncias produzidas nas células tubulares, do interior destas para o lúmen tubular. É um processo importante para algumas substâncias entre as quais o H+, K+, NH4+.

Após o filtrado glomerular ter passado pela cápsula de Bowman, chega ao sistema tubular. O que não for reabsorvido passa para a pelve renal, onde será eliminado como urina.

5- Aquaporinas

As aquaporinas são poros encontrados na membrana celular que são específicos no transporte de moléculas de água. Esse transporte é de fundamental importância para o organismo humano, uma vez que ele é composto de 2/3 de água.

Os rins filtram, por dia, mais de 140 litros de plasma (parte líquida do sangue) e somente um a dois litros de urina são formadas nesse período. Isso ocorre porque as células renais possuem transportadores de água capazes de devolver esse grande volume de água para o sistema circulatório e assim conservar a água no organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com