TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Vegetal

Monografias: Fisiologia Vegetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 9

ANDERSON JARA - R.A. 4997011122

Botânica

Dourados - MS

2013

ANDERSON JARA - R.A. 4997011122

Botânica

Trabalho apresentado parafins de avaliação na disciplinade botânica para despensa com trabalho, do Curso de Agronomia - sob a orientação daProf. Rafael

Dourados – MS

2013

ÍNDICE

ÍNDICE

INTRODUÇÃO .

DESENVOLVIMENTO .

CONCLUSAO .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .

Introdução

Neste trabalho será apresentado raiz, caule, folha, flor e fruto. E partes da botânica com o estudo tecidual do parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema. Utilizando assim a forma das células, dos tecidos, dos órgãos e de como as plantas se organizam.

Desenvolvimento

A raiz

Quase sempre a raiz é originada a partir da radícula do embrião, localizado na semente.

A partir dela surgem ramos secundários. No entanto, é freqüente surgirem raízes a partir de caules e mesmo de folhas. Essas raízes conhecidas como adventícias (do latim advena = que vem de fora, que nasce fora do lugar habitual), são comuns, por exemplo, na base de um pé de milho.

As raízes distribuem-se amplamente pelo solo, mas há algumas plantas que possuem raízes aéreas, comuns nas trepadeiras, bromélias, orquídeas, enquanto outras possuem raízes submersas, como os aguapés, comuns em represas.

Temos dois tipos básicos de sistema radicular: o pivotante, em que há uma raiz principal, e ofasciculado, em que os ramos radiculares são equivalentes em tamanho e aparência, não apresentando uma raiz principal.

Funções da raiz:

Fixar o vegetal ao solo.

Retirar do solo água e sais minerais

indispensáveis à nutrição da planta.

A importância das raízes

Para alimentação.

Matéria-prima nas indústrias.

Fabricação de remédios.

Combate à erosão.

Fertilização do solo.

O Caule

O caule é o órgão da planta que fornece o suporte mecânico para folhas, flores e frutos, e também é responsável pela disposição destas partes na planta (CASTRO et.al., 2006).

Além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes, além de aminoácidos, hormôniose demais metabólitos para as demais partes da planta (FERRI, 1970). Pode ainda fazer o armazenamento de reservas nutritivas, bem como participar na propagação vegetativa da planta.

A organização básica de um caule consiste num eixo com nós e entrenós (ou internos). Os nós são os pontos de inserção de uma ou mais folhas, e entrenós, os espaçamentos entre os nós. A diferença fundamental entre o caule e a raiz é que nos nós existem folhas e gemas (WERLEMB, 1989), que com seu desenvolvimento podem formar ramos com folhas, flores ou ambos.

Quando da presença da gema existente no ápice de um eixo caulinar, se trata da gema terminal, enquanto aquelas localizadas nas axilas das folhas (uma ou mais por axila) são as gemas laterais ou também denominadas de axilares(CHANPETRY, 2008). A gema apical é a mais ativa, e as gemas laterais permanecem dormentes em consequência da dominância apical exercida pela primeira (hormônio auxina), e dependendo do clima em que a planta se encontra, a gema normalmente fica protegida por folhas modificadas denominadas catafilos.

As folhas

As folhas normalmente possuem aspecto laminar, evolutivamente uma especialização para aumentar a superfície de captação luminosa e, assim, possibilitar a realização de sua principal função: fotossíntese, transpiração e respiração vegetal.

Existem diferentes tipos morfológicos de folhas e modificações foliares conforme as variadas espécies de plantas, por exemplo: gavinhas, podem ser variações do caule ou das folhas com função de prender as plantas trepadeiras a um suporte (maracujá); brácteas, folhas atrativas a insetos e pássaros, geralmente coloridas posicionadas na base das flores (primavera); e folhas de plantas carnívoras, modificação em válvula para apreensão e digestão de pequenos animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com