TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia vegetal

Por:   •  30/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Ciências Biológicas

Renata dos Anjos de Deus  RA 6823476522

Dayanne susy de Oliveira gramosa    RA 4997023926

Percepção dos alunos do Centro de Ensino Fundamenta 12 de Taguatinga – Escola Pública do DF, sobre o ensino de Biologia.

Brasília

2015

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar as percepções dos alunos do ensino fundamental sobre o ensino da biologia, através dessa analise pode se compreender o cotidiano escolar, as dificuldades dos professores e suas necessidades para um ensino de qualidade.

       Foi desenvolvida uma pesquisa para verificar a percepção do ensino da biologia em uma dada escola publica, buscamos a opinião dos alunos para saber a opinião deles sobre a matéria, suas dificuldades e o que eles querem que mude nas aulas, analisamos também a opinião desses alunos em relação ao livro didático, buscando conhecer e avaliar o estudo da biologia nas escolas de ensino fundamental.

Resume

This research aims to determine the perceptions of elementary school students on the teaching of biology, through this analysis can understand the school routine, the difficulties of teachers and their needs for a quality education.

        A survey was developed to verify the perception of biology teaching in a given public school, seek the opinion of the students to know their opinion on the matter, their difficulties and what they want to change in class also analyze the opinion of these students compared to the textbook, seeking to know and evaluate the study of biology in primary schools.

Introdução

A construção do conhecimento Biológico é uma tarefa árdua para os Profissionais que ministram este saber, os conteúdos abordados estão. Diretamente interligados com outras disciplinas e com o cotidiano dos alunos. O papel desse profissional é orientar, direcionar e mediar conflitos nesse processo de ensino-aprendizagem.  Porém o que se vê são professores desmotivados, inseguros e com atitudes conservadoras, optando em reproduzir fórmulas antigas, sem a preocupação na reflexão e na compreensão da realidade sob o ponto de vista de sua espacialidade.

Outro fator preocupante é a falta de investimentos do governo na educação. Foi cumprido o papel de inserção dos alunos em sala de aula, porém a classe tornou-se mais numerosa e com o tempo de aula mais curto, fora a precarização salarial e falta de estratégias governamentais, isso acaba gerando uma educação de baixa qualidade.

Devido a esses dilemas, esta pesquisa foi elaborada e ela tem como objetivo verificar as percepções dos alunos do ensino fundamental sobre o ensino da Biologia e refletir sobre questões da prática do ensino da Biologia. Através dessa análise pode-se compreender o cotidiano escolar dos alunos e verificar-se o interesse e a importância de estudar Biologia. Cabe ressaltar que a pesquisa servirá de base para o debate de temas relevantes e percepção real dos conteúdos estudados pelos os alunos.

Fundamentação Teórica

 

As dificuldades dos professores têm sido pensadas em vários campos do conhecimento educacional, ressaltando a didática, que compreende um campo do conhecimento que se ocupa da reflexão sobre o processo de ensino. Nessa perspectiva, a didática da Biologia busca analisar a dinâmica do ensino dessa matéria constituindo elementos para a realização de um conhecimento amplo sobre o ensino e os fundamentos teóricos e metodológicos da Biologia escolar.

A Biologia tanto pode ser a matéria mais querida entre os alunos ou pode ser a mais complexa levando ela para a menos desinteressante isso irá depender do ponto de vista do aluno e da matéria, do que está sendo dada e principalmente como é feita essa aula e quais recursos utilizados pelos professores.

O que a sociedade contemporânea espera do ensino da Biologia, de acordo com Martins, (2014) “Ser professor numa sociedade globalizada significa muito mais que transmissão de conteúdo. É necessário construir habilidades e competência para atuar no mundo recheado de tecnologias” (p. 65). O processo de globalização tem sido apontado como uma das principais características da contemporaneidade. Trata-se de um processo complexo e diverso, no qual participam grande parte dos países, através da comunicação mais intensa das pessoas e o encurtamento das distâncias.

O professor não deve ser o único responsável em envolver os alunos em seu processo de aprendizagem, a escola tem que assumir seu papel nessa formação intelectual e social dos alunos. Dessa forma a disciplina de Biologia procura contribuir para o desenvolvimento de um pensamento critico a respeito da vida, e consequentemente para uma integração cada vez maior entre os elementos da biosfera (Paulino, 2000).

É sabido que as escolas, principalmente as públicas, apresentam inúmeros problemas, como condições críticas de trabalho e de salário, fora a violência entre alunos e professores, a precariedade do livro didático e os problemas quase que insolúveis, no entanto o professor se depara com muitas exigências, porém sem condições de cumpri-las, pois não são dadas ferramentas para a melhoria do ambiente escola.

As dificuldades da escola se caracterizam pelas diferenças na infraestrutura, porém um fato deve ser ressaltado, é que devido à falta de recursos financeiros da escola, os professores são obrigados a adquirirem materiais didáticos com recursos próprios, representando certo esforço para se atualizarem com isso visam superar a crise instalada no meio escolar.

Aprender e compreender os conteúdos propostos é salutar para a disciplina de Biologia, pois  geralmente os alunos, nos diferentes níveis de ensino, não conseguem entender conceitos fundamentais e básicos para processar as informações e produzir conhecimentos. No entanto é importante que o professor estimule o raciocínio crítico dos alunos e o seu próprio, já que ele também tem conhecimento a assimilar vindo dos alunos. Mas o que se vê é que além dos professores não darem tanta relevância ao que precisam ensinar aos alunos, eles, também, se utilizam de uma precária apresentação de conteúdos como “verdades absolutas” não envolvendo nem muito menos inserindo o aluno no contexto da exposição, fazendo com que este não reflita, levando-o a perceber a disciplina como desinteressante. Os professores em sua grande maioria seguem fielmente os livros didáticos não sendo uma proposta didática muito relevante para os alunos que há décadas vem mudando sua forma de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com