TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiopatologia

Resenha: Fisiopatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Fisiopatologia estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.

O estudo dos sinais e sintomas das doenças é objeto da Propedêutica ou Semiologia, que têm por finalidade fazer seu diagnóstico, a partir do qual se estabelecem o prognóstico, a terapêutica e a profilaxia.

O que é Fisiopatologia

A Fisiopatologia é a ciência médica que estuda os mecanismos, as causas que levam ao aparecimento de determinadas doenças; esse estudo é fundamental, pois permite à medicina, a elaboração de planos e estratégias tanto de tratamento quanto de prevenção de inúmeras doenças relacionadas ao ser humano.

A Fisiopatologia como ferramenta de estudo do organismo e sua relação como determinada doença tem extrema relevância, pois nos permite encontrar e apontar as causas e efeitos de diferentes doenças. Quanto mais pesquisas forem realizadas nesse ramo da medicina, melhor será a relação entre o ser humano e as doenças que o afligem; com a melhor compreensão das enfermidades, os tratamentos, diagnósticos, exames, enfim, diversos fatores que envolvem a medicina tradicional ficaram mais fáceis de realizar.

Além disso, notamos que um grande problema da relação médico e paciente, está centrado na questão que muitas pessoas não costumam realizar consultas de forma constante; ou seja, a população em geral realiza poucos exames preventivos, nesse sentido, a Fisiopatologia pode contribuir de forma fundamental. Quando falamos a respeito de exames preventivos, estamos levando em conta a necessidade de diagnósticos precoces; a Fisiopatologia, na compreensão do mecanismo de funcionamento do corpo em relação às doenças, pode nos indicar as possíveis fraquezas ou causas que nos levam a desenvolver determinada enfermidade. A Fisiopatologia nos orienta para a necessidade da compreensão do funcionamento do corpo humano e suas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com