TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiopatologia da acne

Artigo: Fisiopatologia da acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  2.976 Visualizações

Página 1 de 2

A acne é uma afecção dos folículos pilo-sebáceos (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea) que se localizam na face e porção superior do tronco. Surge na puberdade ou em outras fases da vida, em ambos os sexos devido à presença dos hormônios sexuais, existindo uma tendência hereditária. Suas principais causas podem ocorrer pelo uso inadequado de cosméticos oleosos, limpeza inadequada da pele, poluição, medicamentos e similares, alimentação errada ou ainda por doenças como a Síndrome do Ovário Policístico, frequente em adolescentes e adultos cujas queixas principais são acne, aumento da pilificação, irregularidade menstrual e ganho de peso.

A associação de três fatores principais predispõem ao aparecimento das lesões: queratinização alterada do folículo piloso levando à sua obstrução, aumento da secreção da glândula sebácea por ação dos hormônios sexuais masculinos e presença de bactérias.

A fisiopatologia da acne tem quatro fatores primários que interagem de modo complexo: 1- hiperqueratinização folicular; 2- aumento da produção sebácea; 3- colonização bacteriana; 4- resposta imunológica e inflamatória. Destes fatores, os dois primeiros (alteração de crescimento e diferenciação folicular e a hiperplasia sebácea) são os mais importantes, pois são responsáveis pela formação da lesão inicial da acne: o microcomedão. Este pode evoluir para uma lesão não inflamatória, o comedão, ou evoluir com inflamação e lesões inflamatórias como pápula, pústula ou nódulo. As lesões clínicas são divididas em não inflamatórias (comedões fechados e abertos) e inflamatórias (pápulas, pústulas, lesões císticas e nódulos). O tratamento adequado sempre é feito pelo dermatologista pois a acne pode ser uma alteração transitória de períodos de oscilação hormonal, como na adolescência, mas também pode ser apenas um sinal de outras afecções, como a Síndrome do Ovário Policístico, que deve ser tratada. Além disso, existem vários graus de acne e cada um possue tratamento adequado e individualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com