TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folder De Obesidade

Artigo: Folder De Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 3

Obesidade: o que é?

É uma doença causada pelo excesso de tecido adiposo, ou seja, é o acúmulo de gordura no corpo causado, quase sempre, pelo consumo exagerado de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização de atividades do dia-a-dia.

Principais causas

Dieta; Estilo de vida sedentário; Genética; Determinantes sociais; Fatores hormonais; Ansiedade; Depressão; Diabetes; Hipotireoidismo; Síndrome de Cushing; Problemas neurológicos; Outras doenças.

Características Clínicas

Sedentarismo, cansaço frequente para atividades “fáceis”, pressão alta, peso acima do peso Ideal calculado pelo IMC, respiração ofegante, colesterol alto, alimentação desregulada e/ou descontrolada.

Tratamento

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança provoca redução de peso e reversão ou diminuição da obesidade bem como facilita a manutenção do quadro saudável do individuo.

Medicamentos contribuem de forma modesta e temporária no caso da obesidade e nunca devem ser utilizados como forma única de tratamento. Grande parte das substâncias contidas nos remédios atua no cérebro e podem provocar reações adversas graves como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente.

Por isso, o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns pacientes. Destaca-se também que pessoas que sofrem da obesidade e que querem encontrar um tratamento satisfatório, devem estar sempre acompanhadas de nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos e demais profissionais necessários.

Aspectos Psicológicos da Obesidade

O obeso sofre problemas relacionados ao preconceito social e à discriminação contra a obesidade, como das características do seu comportamento alimentar. A depreciação da própria imagem física leva à preocupação opressiva com a obesidade, tornando o obeso inseguro devido à sua inabilidade de manter a perda de peso. A falta de confiança, a sensação de isolamento, atribuída ao fracasso da família e dos amigos em entender o problema, assim como a humilhação, decorrente do intenso preconceito e discriminação aos quais os indivíduos obesos estão sujeitos, remetem enorme carga psicológica ao obeso.  

Referências

Departamento de Nutrição. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n6/18019.pdf>, Acesso em: 28/10/2014.

Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia e Instituto Psiquiátrico do Estado de New York. New York, NY, EUA.

CATANEO, Caroline; CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Obesidade e Aspectos Psicológicos: Maturidade Emocional, Auto-conceito, Locus de Controle e Ansiedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com