TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fones De Ouvido Prejudicão

Dissertações: Fones De Ouvido Prejudicão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Fones de ouvido: uso inadequado pode causar perda auditiva

É cada vez mais comum ver pessoas andando nas ruas, em transporte público ou veículos próprios e no ambiente de trabalho com fones de ouvido. O que muitos não sabem, porém, é que o uso excessivo desse aparelho pode causar sérios problemas de saúde, a médio prazo.

O otorrinolaringologista do Sistema Hapvida de Saúde, Dr. Pedro Cavalcanti, explica que o uso constante desse aparelho pode causar uma lesão crônica no órgão auditivo. “As pessoas que usam, diariamente, poderão apresentar problemas irreversíveis no futuro. O maior problema é que elas não sabem a intensidade em que está o volume. Muitas vezes é muito elevada. O ouvido já está sendo lesado e o indivíduo nem sabe”, explica o médico.

Dr. Pedro Cavalcanti alerta que os problemas causados pelo uso dos fones de ouvidos, que são evitáveis, atingem principalmente os jovens. Também lembra que, em alguns casos, as lesões não são perceptíveis. “Muitas vezes, o primeiro sintoma não é uma perda auditiva, pois a frequência afetada é alta e não aquela que utilizamos diariamente para conversar, por exemplo. As pessoas acabam apresentando sintomas como o zumbido, já com perda auditiva”, esclarece.

O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo o médico do Sistema Hapvida, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.

Segundo o especialista da Hapvida existe uma série de doenças, congênitas e adquiridas, que podem causar a perda auditiva. “Temos inúmeras formas de problemas congênitos, como as malformações nas orelhas. A pessoa nasce sem a cartilagem. Também há casos mais sutis, em que o órgão auditivo não está formado. As causas adquiridas estão ligadas às doenças como câncer (exposição à quimioterapia e radioterapia), diabetes, sífilis, na tireoide e aids. E também a casos ocorridos no dia a dia, como um trauma acústico na exposição a volumes de grande intensidade (um estampido de um tiro ou uma explosão) ou causado pelo trabalho em locais com grande ruído”, avalia.

Entre os exames solicitados está a audiometria. O exame é indolor, cômodo e seguro. Consiste basicamente em responder a algumas perguntas sobre a saúde auditiva, reconhecer algumas palavras comuns em diferentes níveis de volume e identificar sons diferentes. O profissional utiliza esse audiograma para determinar o tipo e grau da perda auditiva.

Para proteger o ouvido bastam alguns simples cuidados:

- Deixe o volume do tocador de MP3 na metade do volume máximo do aparelho;

- Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor;

- Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo MP3;

- Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição.

Confira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com