TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forma e estrutura da medula espinhal

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Forma e estrutura geral da medula

A medula é um estrutura cilíndrica e seria uniforme se não fosse os alargamentos (intumenscências) na região lombar e cervical (imagem 1), sendo um pouco achatada no sentido antero-posterior. Essas intumenscência se formam porque nessas regiões temos uma maior quantidade de fibras nervosas que entram e que saem para inervação dos membros.

[pic 1][pic 2]
Imagem 1                                                  Imagem 2

Analisando externamente a medula notamos a existência de sulcos (sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e sulco lateral posterior) que percorrem todo o seu comprimento. Porém, na região cervical surge o sulco intermédio posterior que divide o funículo posterior em funículo grácil e cuneiforme, que serão discutidos posteriormente.(imagem 2)

Na medula, substância cinzenta localiza-se dentro da branca, e é dividida em cortes como cornos, que são as colunas anterior, posterior e lateral ( que só aparece na medula torácica e parte da medula lombar). No seu centro localiza-se o canal central da medula.

A substância branca é formada por fibras que sobem e descem na medula e podem ser agrupada em: funículo anterior (situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior) , funículo lateral(situado entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior) e funículo posterior(entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior; na parte cervical da medula, o funículo posterior é dividido  pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e cuneiforme).

Referências :
MACHADO, A.; HAERTEL, L. M.; Neuroanatomia Funcional. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

Imagem 2: Freires, Edivaldo. Medula espinhal e sua neuroanatomia. Disponível em: http://www.edivaldofreiresfisioterapia.com/2015/02/medula-espinhal-e-sua-neuroanatomia.html Acesso em: 10 de set. 2015, 18:11.

Imagem 1: Medula Espinhal. Disponível em: http://www.auladeanatomia.com/neurologia/medulaespinhal.htm Acesso em: 10 de set. 2015, 18:20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com