TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REABILITAÇÃO FÍSICA NA LESÃO TRAUMÁTICA DA MEDULA ESPINHAL: RELATO DE CASO

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina Fisioterapia Neurológica III

Data: 18.03.2020

Responsável: Profe Magali Quevedo Grave

Nome do estudante: Leonardo Mollmann dos Santos

 

Atividades relacionadas ao artigo Reabilitação física na lesão traumática da medula espinhal: relato de caso” 

  1. Qual o objetivo do protocolo Medida de Independência Funcional (MIF) e quais as variáveis que ele testa? Têm por objetivo mensurar o grau de independência funcional do indivíduo. Entre as variáveis que ele testa, dos dois domínios motor e o cognitivo estão o AUTOCUIDADO, CONTROLE ESFINCTERIANO, TRANSFERÊNCIAS (MOBILIDADE), LOCOMOÇÃO, COMUNICAÇÃO e COGNIÇÃO SOCIAL. 

 

  1. Qual a diferença entre o MIF e o Índice de Barthel (IB)? O IB não avalia COGNIÇÃO SOCIAL e o MIF sim. O MIF ainda faz parte do Sistema Uniforme de Dados para Reabilitação Médica (SUDRM), sendo amplamente utilizado e aceito internacionalmente como medida de avaliação funcional. 

 

  1. O que a ASIA (American Spinal Injury Association) avalia e o que significa ASIA A-B-C-D-E? A ASIA avalia sensibilidade e função motora. A: Lesão medular completa; B: Lesão medular incompleta (sensibilidade e motor ausente.); C: Lesão medular incompleta não útil (é classificada se tem sensibilidade sacral ou função motora abaixo do nível neurológico.); D: Lesão medular incompleta útil (50%  ou mais dos testes tiverem força muscular grau 3); E: Lesão medular incompleta (sem apresentar déficits). 

 

  1. Quais testes poderiam ter sido usados na avaliação do equilíbrio estático e dinâmico do referido paciente? Teste de Romberg, Teste de Fournier e Escala de Equilíbrio de Berg. 

 

  1. Quais as características de úlceras de pressão grau III? Segundo a National Pressure Ulcer Advisory Panel (2007), em grau III as características são: lesão ultrapassa a epiderme e a derme destruindo o tecido subcutâneo, podendo se estender até a fáscia muscular sem desintegrá-la. 

 

  1. Considerando o nível da lesão neurológica, quais os músculos motores estão preservados no paciente do estudo? Músculos dos membros superiores e tronco. 

 

  1. Qual a relação entre objetivo funcional e objetivos específicos, considerando a reabilitação fisioterapêutica de um paciente com lesão medular incompleta, classificado como pela ASIA em nível neurológico de L2 e ASIA C? Os objetivos estão relacionados a fim melhorar a funcionalidade para as AVD’s, visando as transferências realizadas nas atividades de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com