TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas E Funções Diferentes Do Neurônio

Trabalho Escolar: Formas E Funções Diferentes Do Neurônio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Formas e funções diferentes do neurônio

Tecido nervoso

O sistema nervoso central (SNC) é constituido por células especializadas para geração e transmissão de impulsos elétricos, os neurônios, e pelas células da glia, que tem diferentes funções, conforme o seu tipo.

Neurônios

Os neurônios possuem formas e tamanhos váriados de acordo com sua função. São formados por dendritos, corpo celular, núcleo celular, axônios, células da glia, e terminações nervosas.

Todos os neurônios possuem um axônio ou também chamado cilindro- eixo, que é o prolongamento responsável por transmitir impulsos a outros neurônios ou órgãos efetores, esse prolongamento pode ter desde milimetos até a um metro. Além do axônio, o corpo celular possui dendritos, que são ramificações parecidas com árvorezinhas, responsáveis por rceber estimulos de outros neurônios,(contato sináptico).Corpúsculos de Nissi,granulos,que são retículo endoplasmático rugoso (com ribossomas) e são locais de síntese de proteínas, são encontrados nos dentridos, mas nunca no axônio. Há neurônios que não possuem dendritos, por exemplo neurônios sensitivos nos ganglios de raiz posterior, cujo corpo celular possuem formas globosas. No entanto não existem neurônios sem axônio.

Os maiores neurônios são as células piramidais de Betz, do córtex cerebral motor, cujo axônios vão até a medula espinal, e os motoneurônios dos cornos vão até os músculos dos pés e as mãos. As células de Purkinje do cérebelo também são grandes, com corpo celular na forma de taça e um dendrito, ricamente arborizado.Ainda no córtex cerebral , temos os menores neurônios do corpo, as células granulosas cujo núcleo, ao contrário do dos outros neurônios, é denso e pequeno, semelhante a um linfócito, não se reconhecendo nucléolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com