TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferentes Formas De Abordar As Diferenças Culturais E A Importância De ações Efetivas

Monografias: As Diferentes Formas De Abordar As Diferenças Culturais E A Importância De ações Efetivas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  2.724 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Matemática Licenciatura

NOME: César Maximiano Tavares RA 1299221275

NOME: Daniel da Silva RA 8640250976

Disciplina: Educação e Diversidade 1ª Série

TÍTULO: ATPS – Etapa 1

TEMA: Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.

Tema do Texto: As diferentes formas de abordar as diferenças culturais e a importância de ações efetivas.

Existem muitas maneiras de abordar as diferenças culturais no mundo globalizado de hoje. Inicialmente vamos destacar a distinção entre a Pluralidade Cultural e o Multiculturalismo.

A Pluralidade Cultural destaca as diversas variáveis físicas dos seres humanos, tais como: cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, politicas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc.

No Multiculturalismo percebe-se um sentimento monoculturista que tenta, de forma sutil, fazer com que os imigrantes assimilem a cultura locar em detrimento a sua própria identidade natural. Exemplo: Canada e Austrália.

Eles se utilizam das formas mais cruéis de preconceito, o etnocentrismo (Visão de mundo da sociedade branca dominante que se toma por mais importante que as demais), ignorando, segregando, discriminando situações ou pessoas consideradas diferentes durante a convivência diária. Torna-se obsoleto aquele que se nega a aprender sobre a pluralidade cultural, além disso, são contrários a Declaração Universal dos Direitos Humanos e princípios constitucionais de vários países.

A escola tem sido fundamental no estudo da Pluralidade Cultural contribuído de várias formas. Para informar adequadamente a perspectiva de ensino e aprendizagem é importante esclarecer o caráter interdisciplinar que constitui o campo de estudos teóricos da pluralidade Cultural. Trata-se da fundamentação ética, e o entendimento de preceitos jurídicos entre outros. A ética norteia e exige de todos, e da escola e educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. No campo dos preceitos jurídicos destaca-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos explicitada no contexto dramático do pós-guerra, como a ponte entre o medo e a esperança. Os direitos humanos assumiram, gradativamente, a importância de tema global, como de interesse de toda a humanidade. E preocupada em conquistar a paz mundial a ONU, busca um programa de consenso no qual os países orientarão os seus indivíduos quanto a questão dos direitos humanos, com a responsabilidade do Estado na proteção e promoção das identidades étnicas, culturais, linguísticas e religiosas.

Considerando os aspectos anteriormente expostos, conclui-se que, para uma abordagem eficaz na redução das diferenças, é preciso atividades criativas que estimulem a razão, a formação de opinião e a consciência crítica com o objetivo de:

1º – Fazer conhecer a diversidade cultural brasileira em sua origem para que o respeito pelas diferenças seja entendido como direito de todos;

2º –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com