TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação De Shampoo Base

Trabalho Escolar: Formulação De Shampoo Base. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  4.586 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

INTRODUÇÃO...............................................................................................3

INDICAÇÕES e ESTUDO CRÍTICO ...........................................................6

MÉTODO DE PREPARO .............................................................................8

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS...................................................9

AFERIÇÃO pH..............................................................................................9

RÓTULO .....................................................................................................10

BIBLIOGRAFIA ...........................................................................................11

INTRODUÇÃO

Nesta aula prática de Farmacotécnica fizemos a formulação de um Shampoo Base.

Para que serve o Shampoo?

O cabelo e o couro cabeludo acumulam ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, fixadores e condicionadores para cabelos, bem como sujeira e fuligem do ar. Os cabelos são considerados pêlos terminais e, em média, existem cerca de 150 mil fios localizados no couro cabeludo.

Para solucionar problemas relacionados à limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, surgiu o shampoo. Os shampoos podem ser formulados como líquido ou gel, podem ser transparentes, perolados ou opacos, ou ainda, serem destinados para cabelos normais, oleosos, secos, descoloridos, tingidos, com permanente, alisados ou danificados.

Geralmente, em uma formulação de shampoo temos como composição: um agente de limpeza( ou uma mistura deles), um agente espessante, agente engordurante, estabilizadores de espuma, agente perolante, agente conservante, essências e corantes e aditivos especiais que conferem características diferenciadas aos shampoos.

AGENTES DE LIMPEZA

Os agentes de limpeza são usualmente tensoativos aniônicos ou misturas de tensoativos aniônicos e anfóteros. Essas substâncias apresentam a propriedade de abaixar a tensão superficial da água e de outros líquidos, ou seja, diminuem a força resultante de coesão entre as moléculas de um líquido. Apesar de apresentarem uma composição química muito variável, os tensoativos possuem como característica comum o fato de sua molécula conter um componente hidrófobo e outro hidrófilo, de tal maneira que, quando dissolvido em água, as extremidades hidrófilas se dirigem para a água e as hidrófobas para as interfaces em questão. Havendo presença de sujeira, este também será envolto por uma película de tensoativo, promovendo a formação de uma micela a qual, a impureza, se desprende do fio de cabelo. Os tensoativos podem ser divididos em:

• Não iônicos: possuem um radical hidrófobo e outro hidrófilo. São considerados bons emulsionantes, umectantes e solubilizantes.

• Catiônicos: apresentam em solução ions tensoativos positivos, sendo o radical hidrófobo um cátion. Possuem características bactericidas e antissépticas.

• Anfóteros : são produtos que em meio ácido formam cátions e em meio alcalino âniions(2). Geralmente conferem maior suavidade e condicionamento capilar aos shampoos, bem como apresentam grau de irritabilidade aos olhos melhor, em relação aos tensoativos aniônicos. Por esse motivo que as formulações infantis são elaboradas com maior porcentagem de tensoativo anfótero.

• Aniônico: O radical ativo é um ânion. De todos os detergentes são os mais utilizados. Devem possuir de 12 a 16 carbonos, proporção que confere maior poder detergente e espumante(2).

Agentes Espessantes

Muitos componentes utilizados na formulação do shampoo, como perfumes e estabilizadores de espuma, influenciam na viscosidade do produto e portanto, para solucionar este problema são adiocionados os agentes espessantes. Uma certa viscosidade do shampoo se deve ao fato que ele deva permanecer na mão antes de aplicado aos cabelos, e durante a aplicação, deverá diluir-se facilmente e espalhar-se rapidamente pela cabeça e o cabelo .

Agentes Engordurantes

São utilizados para se evitar a retirada exessiva de gordura pelo tensoativo.

Estabilizadores de Espuma

Muitos dos tensoativos frequentemente utilizados produzem uma espuma fina e abundante em água, mas a qualidade e a abundância da espuma caem drasticamente na presença de resíduos oleosos. Por esta razão, em quase todas formulações de shampoo se incluem um ou mais ingredientes para a melhoria da qualidade, volume e característica da espuma. Estes agentes agem estabilizando os canais de Plateau, conferindo maior resistência ao filme de tensoativo da interface ar/água. vale ressaltar que a formação de espuma depende também do pH da solução, do conteúdo de eletrólitos e da dureza da água(2)

Agentes Perolantes

Em casos especiais pode-se desejar que o shampoo apresente um aspecto sedoso ou perolado e para tanto utiliza-se aditivos como os sabões metálicos, ésteres de ácido graxo e certas alcanolamidas de ácido graxo.

Agentes Preservantes

Devem ser adicionados para proteger o produto de crescimento microbiano. As bactérias contaminam o ambiente a partir do suprimento de água ou equipamentos que não tenham sido limpos corretamente. Para esse fim, são utilizados parabenos, formaldeído entre inúmeros outros..

Agentes Conservantes

São usados para evitar a oxidação e o ranço de componentes insaturados, tais como óleos vegetais. Nesta classe é incluído os filtros UV, que auxiliam na proteção da entrada de radiação UV no produto, podendo danificá-lo ou diminuindo sua vida útil .

Essências e Corantes

São adicionados ao shampoo para encobrir algum odor desagradável de algum produto da formulação e para angariar maior aceitação do produto pelo consumidor. Porém é bom lembrar que a presença destes componentes podem comprometer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com