TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biologicos

Trabalho Escolar: Fundamentos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Jorge Mateus Barreto Crispim / RA - 1130136

Educação Física Bacharelado

Fundamentos Biológicos

Prof.ª Flávia Ferreira

Centro Universitário Claretiano

Porto Velho

Agosto / 2013

2º Ciclo de Aprendizagem

1) O que é uma célula?

R: Célula representa a menor porção de matéria viva, unidade estrutural e funcio¬nal fundamental dos seres vivos.

2) Quem foi o inventor do microscópio?

R: Somente no sé¬culo 17 surgiu o primeiro microscópio, o qual era muito diferente do que temos hoje. Na verdade, era um conjunto de lentes acopla¬das em um tubo, semelhante a uma lupa.

Não se sabe com exatidão quem foi o inventor do microscó¬pio, acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

R: Em 1665, o inglês Robert Hooke observou nesse apare¬lho (microscópio) cortes feitos em rolhas e relatou a existências de pequenas ca¬vidades vazias, denominadas por ele de “cel”, palavra inglesa que significa “cela” ou “cavidade”, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.

4) Qual a constituição básica de uma célula?

R: Com relação à sua constituição, todas as células possuem uma membrana que as envolve e seleciona o que vai entrar ou sair dela, chamada de membrana plasmática. Essa membrana delimi¬ta uma substância fluida composta de água e proteína, chamada citoplasma, em que estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares. Há, também, o nú¬cleo, em que estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas.

5) Quais os dois tipos básicos de células?

R: Cientistas conseguiram diferenciar os dois tipos básicos de células, as células procarióticas e as células euca¬rióticas.

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

R: As células procari¬óticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Já a célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

R: Biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais, são elas: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucléicos, conhecidos por DNA e RNA.

8) Qual a importância biológica da água?

R: A água é o maior constituin¬te do organismo humano, constituindo cerca de 70% da composi¬ção corporal e sendo, assim, indispensável para todas as ativida¬des metabólicas. A água é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, constituindo o famoso H2O, que aprendemos desde o Ensino Fundamental. A ligação entre esses átomos não é linear, mas, sim, angulada, formando um triângulo no qual os hidrogê¬nios formam a base e o oxigênio, o ápice do triângulo. Por esse motivo, a água é considerada um dipolo, ou seja, apresenta um pólo positivo, representado pelos hidrogênios, e um pólo negativo, representado pelo oxigênio. Essa propriedade da água faz dela o principal solvente celular, sendo capaz de se ligar a várias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos. Em condições normais, perdemos água pela respiração, na urina, nas fezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com