TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Físicos da Imagenologia Médica

Por:   •  19/10/2017  •  Exam  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Fundamentos Físicos da Imagenologia Médica

PÓS-GRADUANDO:  TNR  ADENILTON DOS SANTOS GOMES

1. Pesquise nas literaturas de referência e dê os conceitos técnicos científicos para: a) Contraste radiográfico; b) Índice de exposição; c) Artefatos.

CONTRASTE RADIOGRÁFICO

O Contraste é a variação da densidade ótica na radiografia e torna a imagem anatômica mais visível. Ele é o resultado das diferenças anatômicas nas atenuações do feixe de raios-X ao atravessar os diversos tecidos do corpo e tem como principal controlador o kVp (Quilovoltagem de pico), que controla a resolução do contraste, porém a redução do contraste requer uma maior exposição para elevar os tons de cinza.

ÍNDICE DE EXPOSIÇÃO

É o parâmetro para identificação do nível de exposição do detector durante a realização de um exame em sistemas digitais. Esse índice não calcula a dose que o paciente recebeu no exame, mas sim se a técnica utilizada foi adequada. De acordo com as novas normas o índice de exposição deve ser proporcional à dose de radiação que sensibilizou o detector.

ARTEFATOS

Os artefatos são anormalidades que descaracterizam ou incluem elementos adversos na imagem radiográfica podendo se apresentarem em uma variedade de maneiras, incluindo sombra anormal, respingos, traços, objetos etc.. Implicando na qualidade de imagem final.

2. Ver artigo “Estudo comparativo entre sistemas radiográficos convencionais e digitais: Revisão de literatura”, pesquisar nas literaturas de referência e fornecer os conceitos técnicos científicos para: a) Densidade ótica; b) Detalhes; c) Distorção da imagem radiográfica.

DENSIDADE ÓTICA

É o grau de enegrecimento da radiografia e esta presente desde a cor preta até o branco. A superexposição ou a subexposição da imagem podem resultar em uma radiografia de péssima qualidade  podendo submeter o paciente a outra exposição aumentando a dose de radiação.

DETALHE

É a nitidez das pequenas estruturas e é controlada pelos fatores da distância foco-filme (DFoFi) e distância objeto-receptor (DOR) e sofre influência da tela intensificadora. A capacidade de visualizar o detalhe na radiografia é descrita como a visibilidade do detalhe de imagem, que geralmente é medida pela resolução do contraste. Os fatores que fornecem melhor a visibilidade do detalhe na imagem é a colimação e as grades anti-espalhamento.

DISTORÇÃO DA IMAGEM

A distorção da imagem está relacionado diretamente ao tamanho e forma do objeto e a utilização incorreta do receptor de imagem e o tubo de raios X, quando mal posicionados, podem acarretar no alongamento da imagem. O modo de minimizar a distorção na imagem radiográfica é através do alinhamento adequado do tubo, parte anatômica e do receptor de imagem .

3) Com base nos Capítulos 25 e 26 do livro “CIÊNCIA RADIOLÓGICA PARA TECNÓLOGOS - 9ª ed. 2010 - Bushong, Stewart C.”, preencha o quadro abaixo:

Item

Principais características tecnológicas

Ruído da imagem digital

O ruído de uma imagem radiográfica pode ser definido como a quantidade de informação indesejável, isto é, que não é útil ao diagnóstico, uma vez que interfere na avaliação do observador. Este ruído  é uma variação aleatória indesejável do sinal incidente ao receptor de imagem. O ruído também pode ser definido como a incerteza ou imprecisão com que o sinal é gravado. Uma imagem que é gravada com poucos fótons de raios X geralmente tem um alto grau de incerteza e é muito ruidosa, enquanto que muitos fótons tornam a imagem mais precisa. Porém, muitos fótons podem estar associados com altas doses de radiação X.

Brilho da imagem digital

O brilho na imagem digital está relacionado com o contraste da imagem  entre uma área de interesse e seu plano  de fundo.

Resolução da imagem digital

É quando a imagem ao ser digitalizada assume um tamanho adimensional, em pixels. Mas, pode-se conhecer uma medida de qualidade da amostragem, conhecendo-se a razão entre o número de pixels obtido e o tamanho da imagem real no filme ou equivalente. A isso chama-se de Resolução. Em geral, é medida em pontos por polegada, mas pode ser também em pontos por centímetro, ou ainda em qualquer outra unidade equivalente. Também é simples estabelecer a relação: número de pixels = resolução x tamanho real.

Imagem fantasma (ghost) em sistema CR

O sistema de conversão digital pode apresentar alguns tipos de artefatos de imagem, como fantasmas (ghost). Este é um tipo de artefato que pode aparecer devido à alteração na sensibilidade ou ganho do detector como um resultado de exposições anteriores a raios X. Fantasmas  aparecem como redução de sensibilidade.

Radiologia digital indireta

Captação Indireta: Primeiramente os fótons de raio-X são convertidos em fótons de luz visível e posteriormente transformados em sinal elétrico. Na composição da imagem digital este sinal elétrico é demonstrado através de combinações binárias que discretizam a imagem digital.

Luminescência fotostimulável

 

Essa tecnologia apresenta é um fósforo fotoestimulável com propriedades adequadas à aplicação com uma combinação única de propriedades dosimétricas e luminescentes, são materiais utilizados nas placas de imagem utilizadas em radiologia computadorizada em geral são os haletos de flúor bário dopado com európio (BaFX:Eu, onde X pode ser Br ou I). A função do európio (Eu) é servir de ativador no cristal para que haja a luminescência fotoestimulável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com