TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gado De Corte

Monografias: Gado De Corte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  5.804 Palavras (24 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução

O trabalho que segue falará sobre o gado de corte no Brasil e no mundo, como acontecem os vários tipos de manejo, assim bem como o bem estar do animal e mostraremos como é o mercado consumidor. Nos últimos anos o Brasil alcançou excelentes índices de produção e exportação de carne bovina. Tomando por base o crescimento da bovinocultura de corte, que vem assumindo forte liderança na economia nacional e também no mercado mundial de carnes, Mato Grosso do Sul, Estado que possui o maior rebanho bovino do País com cerca de 24,5 milhões de cabeças. A adoção das Boas Práticas e Bem Estar Animal tem como objetivo principal garantir a produção de alimentos seguros e com atributos de qualidade e que atendam aos interesses dos grandes mercados.

As demandas de mercado priorizam sistemas de produção que respeitam o bem-estar animal, do nascimento ao abate. O conhecimento e o respeito à biologia dos animais de produção, além de permitir a melhoria do seu bem-estar, proporcionam também melhores resultados econômicos, mediante o aumento da eficiência do sistema produtivo e da melhoria da qualidade do produto.

Origem e características

Classificação cientifica dos bovinos é reino Animalia; Filo Chordata; Classe Mammalia; Ordem Artiodactyla; Família Bovidae; Subfamília Bovinae; Género Bos; Espécie B. taurus; Subespécies Bos taurus taurus ou Bos taurus indicus.Os bovinos podem ser de origem norte americano e europeu (Bos taurus) ou de origem indiana (Bos indicus). Mas também podemos ter cruzamento entre raças. De todo o gado Brasileiro 80% é zebuíno, gado proveniente da Índia, os outros 20% são raças europeias, as raças mais comuns e de melhor aceitação são a Nelore, Brahman, Gir, Limousin, Tabapuã, Braford, Indubrasil, Bravon e Canchin. As raças Indusbrasil, Bravon e Canchin foram geneticamente modificadas ou são originarias no Brasil.

 Gado Zebu

Raças: Guzerá, Gir, Nelore, Indubrasil, Sindi, Brahman.

São animais que são mais bem adaptados ao clima tropical, como o do Brasil, possuem grande resistência a carrapatos, possuem orelhas geralmente grandes, largas e pendentes. O pescoço é curto, estreito e com barbela ampla. Possui cupim bastante desenvolvido nos machos. Possuem uma pele fina e pêlos curtos.

 Gado Europeu

Raças: Angus, Limousin, Hereford, Charolês, Chianina, Marchigiana, Shorthorn.

São animais que sofrem com o clima tropical, como o do Brasil, possuem pequena resistência a carrapatos, possuem orelhas geralmente pequenas, médias e arredondadas. Os chifres são pequenos e finos. Possuem pescoço curto e amplo, com uma barbela pouco desenvolvida e não possuem cupim. A pele é mais grossa e os pêlos são mais longos.

 Cruzamentos

Raças: Brangus, Braford, Santa Gertrudes, Canchim.

No Brasil a maior parte do rebanho é composta por bovinos de origem zebuína, que foram trazidas a mais de um século pelos navios cargueiros vindos da Índia. A raça que é mais criada para a produção de carne é a Nelore.

Prenhez, Nascimento e Desmama

 Dados reprodutivos

Maturidade sexual 18-24 meses

Tempo de gestação 280 dias

Número de crias por parto 1

Número de partos por ano 1

O método de diagnóstico de prenhez mais utilizado é o via palpação retal realizado por um médico-veterinário experiente. Normalmente, esse exame pode ser efetuado a partir dos 45 a 60 dias após o final da estação de monta; mas, para facilidade de manejo, ele poderá ser realizado por ocasião da desmama (abril/maio), antes da seca.

Identificadas as fêmeas vazias, elas devem ser descartadas do rebanho antes do início do inverno, pois ainda não perderam peso e o descarte dessas aumenta a disponibilidade de forrageiras para as fêmeas prenhes durante o terço final de gestação, quando as exigências nutricionais se elevam, devido ao acentuado desenvolvimento do feto.

No entanto, um plano de descarte baseado unicamente no diagnóstico de gestação deve ser analisado com muito cuidado. Um número elevado de fêmeas vazias pode ser o resultado da restrição alimentar após períodos de seca prolongados, como também da fertilidade e capacidade reprodutiva dos touros e da incidência de doenças da esfera reprodutiva, que não foram diagnosticadas.

Por ocasião da desmama, o produtor pode também efetuar a seleção das melhores matrizes, levando em consideração a habilidade materna e a idade. Vacas que apresentam baixa habilidade materna perdem seus bezerros precocemente ou têm bezerros com baixo peso à desmama. A idade da vaca é outro fator que interfere no seu desempenho produtivo. A partir dos dez anos de idade, o peso dos bezerros ao nascimento diminui gradativamente e, a partir dos oito anos de idade, passa a haver também um decréscimo gradual tanto no peso à desmama como aos doze meses de idade. Ciente desse fato, o produtor deve acompanhar o desenvolvimento dos bezerros dessas categorias animais e estabelecer um plano de descarte de acordo com as suas necessidades.

Assim, a identificação e o descarte das matrizes improdutivas e de baixa produtividade são alternativas de manejo que possibilitam ao produtor otimizar, de forma racional e econômica, o desempenho do rebanho de cria.

Dentre as fases da exploração, há a de criação das bezerras e bezerros, de 0 a 1 ano de idade, conduzida em sistema de pasto com aleitamento natural feito até a desmama, que ocorre do terceiro ao oitavo mês de vida, e completada à pasto durante o resto do ano. São necessários piquetes-maternidade contendo abrigos para proteção dos animais contra condições ambientais desfavoráveis. No sistema tradicional, nesta fase de aleitamento, as vacas permanecem com os bezerros durante 24 horas por dia.

Mais recentemente, o manejo tem sido feito de forma que os bezerros fiquem com as vacas somente em um determinado período do dia, pela manhã, por exemplo.

A fase de criação pode ser conduzida também em sistema de semi-confinamento na época seca, em instalações apropriadas dentro do curral (abrigos contendo comedouros, bebedouros, cocho para sal mineral) onde os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com