TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genoma

Projeto de pesquisa: Genoma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

________________________________________

Introdução

-Conceitos:

Gene: segmento de DNA que é expresso para produzir um produto funcional, o que pode ser RNA ou polipeptídeo.

3 partes: seqüência reguladora, seqüência codificadora e seqüência terminadora.

Éxons: parte codificadora de um gene

Ínrtons: parte não codificadora de um gene, são removidos pelo splicing de modo que só os éxons são incluídos no mRNA. Quase todos os genes de histonas não têm íntrons.

Função: papel importante no controle da expressão gênica, os íntrons permitem que os éxons de um gene sejam agrupados de formar diferentes, fazendo com que um gene sintetize proteínas diferentes, isso é chamado de splicing alternativo. Também facilita a recombinação entre regiões codificadoras de proteínas, processo conhecido como embaralhamento de éxons.

Genoma: termo usado para designar o complemento total de DNA de um conjunto de cromossomos em uma célula.

Procariotos: é organizado de uma forma que proporciona economia de espaço e de energia para a replicação do organismo, ‘organismos de replicação rápida’. Apresentam um único cromossomo circular. (haplóides). Presença de seqüências codificantes em ambas as fitas de DNA.

Eucariotos: genes interrompidos (éxons e íntrons). São organismos que apresentam o material genético nuclear de cada célula dividido em dois ou mais cromossomos. Genoma maior que o dos procariotos.

Valor C: é uma grandeza característica de cada espécie e expressa a quantidade total de DNA presente em seu genoma haplóide.

Paradoxo do valor C: a impossibilidade de correlacionar o tamanho do genoma com a complexidade das características morfológicas do organismo.

Eucariotos: presença de núcleo individualizado.

Procariotos: ausência de núcleo individualizado.

Operon: um grupo de genes adjacentes transcritos como um único mRNA.

Empacotamento do DNA: o DNA de uma célula apresenta um comprimento total de quase 2 metros. Portanto, é necessária uma compactação organizada que permita o armazenamento em uma microscópica célula.

Como ocorre: a dupla hélice de DNA dá voltas em uma estrutura composta de proteínas básicas (histonas). DNA + histonas: Nucleossomo. Alças de solenóide prendem-se ao esqueleto do cromossomo por proteínas ácidas.

Genoma extranuclear: (genoma mitocondrial) a mitocôndria possui genoma próprio, estas organelas se auto- duplicam e segregam ao acaso. Herança materna.

Cromatina: as principais proteínas são as histonas.

Centrômero: assegura a distribuição correta dos cromossomos duplicados. Servem de sítios de associação das cromátides irmãs.

Telômeros: papel na replicação e manutenção do cromossomo. Transcriptase reversa: replica as seqüências dos telômeros.

Seqüência de DNA repetitivo: mais de 50% do DNA dos mamíferos são compostos por seqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com