TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética

Dissertações: Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTÓRIA DA ESTRUTURA DO DNA

A estrutura do DNA foi descoberta pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em sete de março de 1953.

Mas essa história toda começou em 1937, quando um pesquisador levou até o laboratório de Química de Rudolf Signer uma amostra de DNA de timo de bezerro. Utilizando de novos métodos, Signer desenvolveu formas mais purificadas para a extração do DNA comprovando que as nossas fibras eram mais longas do que as extraídas anteriormente. Em 1950 ocorreu então uma conferência em Londres onde Signer relatou sobre os seus trabalhos, levando consigo uma amostra do DNA. E sem interesses pessoais ofereceu a platéias amostras desse extrato, e nessa conferência estava Maurice Wilkins que logo se interessou pelo assunto e tomou uma amostra para si, e logo convidou o pesquisador Gosling para fotografarem as primeiras difrações em Raios-X.

Em janeiro de 1951, Rosalind Franklin, especialista em difração de Raios-X, passou a trabalhar em um laboratório no estudo do DNA com a ajuda de Gosling e Wilkins, que entendiam que ela havia sido contratada apenas para ser sua assistente. Em outubro de 1951, em uma visita ao laboratório de Cambridge, Watson conheceu Francis Crick, iniciando assim, uma parceria científica.

Ainda nesse ano (1951), Crick teve a idéia de se basear no método de Linus Pauling, e ambos começaram a construir um modelo de DNA de arame e metal, tomando como base os dados de difração de Raios X do DNA, feitos por Wilkins e Gosling. Esse primeiro modelo era formado por três hélices de DNA, no centro da fibra, unidos por íons de Magnésio e com bases aminadas no seu exterior. Logo após, Wilkins, Franklin e Gosling viram o modelo e desaprovaram, com isso Crick e Watson desanimados abandonam o projeto.

Em 1952, Franklin e Gosling produziram a difração de Raios X de um DNA que resultou na famosa foto 51. Sem o consentimento de Rosalind, Gosling entregou uma cópia da foto a Wilkins e este, a mostrou a Watson. Depois disso Watson e Crick retomaram o projeto, e através de um colega de Crick, eles obtiveram a seguinte informação: entre as quatro bases aminadas que formam parte do DNA, a adenina tende a atrair à timina, e a citosina a guanina.

Em 28 de fevereiro de 1953, Watson subitamente percebeu que um par de adenina-timina preso por ligações de hidrogênio igualava-se em tamanho a um par citosina-guanina.

Baseados nisso, eles construíram um novo modelo e após muitas discussões sobre a viabilidade química, Watson e Crick convidou Wilkins, Franklin e Gosling para conhecer a nova estrutura, que logo foi aprovada por todos.

Cada um dos cientistas decidiu publicar separadamente seus trabalhos. Watson e Crick convidaram Welkins para participar da publicação “A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid”, como terceiro autor. Mas o mesmo sentiu-se ofendido e recusou, não há registros de que esse mesmo convite tenha sido feito a Rosalind Franklin.

O artigo descrevendo a estrutura do DNA pelos dois cientistas foi publicado na revista inglesa Nature em 1953.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com