TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gigantismo

Projeto de pesquisa: Gigantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Educacional Integrado Colmeia

Biologia

12/11/12

Boa Vista-RR

Taynara Mirabile

O Gigantismo

12/11/12

Boa Vista-RR

Índice

Introdução 04

Texto 05

1. Gigantismo, oque é?

2. O que pode causar o gigantismo?

3. Síndrome associadas ao gigantismo 06

Conclusão 07

Referência 08

Introdução

Gigantismo, Nanismo, Síndrome de McCune são doenças geradas a partir de distúrbios de hormônios sejam eles em excesso ou carência deles. Essas doenças serão descritas neste trabalho com o proposito anunciar de alertar sobre os sintomas para o possível evento do reconhecimento dela nas demais pessoas na sociedade. Esse trabalho apresentara também informações sobre o que são essas doenças em especial sobre o Gigantismo, a possível causa delas e a relação do Gigantismo com o Nanismo e a síndrome de McCune.

Gigantismo, o que é?

O gigantismo é uma doença rara que é proveniente de um desequilíbrio de hormônio na hipófise ou glândula pituitária, que se situa no interior da caixa craniana, numa depressão óssea chamada sela túrcica no cérebro. No gigantismo, os sintomas dessa doença podem ser vistos ainda na infância fazendo com que o indivíduo cresça exageradamente, além disso, os membros como: pernas e braços crescem de forma desigual; os órgãos internos também ficam muito maiores que o normal o que acarreta uma série de dificuldades.

As pessoas que possuem essa síndrome estão expostas a sofrerem com dores nas costas e possuem dificuldades para andar. A fala também é afetada pela doença assim como as articulações que se tornam mais doloridas e às vezes inchadas por conta da má articulação do sangue. A doença como outras consequências igualmente atrasa a puberdade e os indivíduos podem chegar a medir aproximadamente 2.70 m de altura.

O gigantismo pode ser causado por um mau funcionamento da glândula pituitária ou por um tumor no cérebro.

O que pode causar o Gigantismo?

O gigantismo é um transtorno que se inicia quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente o hormônio do crescimento (GH). A glândula pituitária, também conhecida por hipófise possui a função de secretar uma série de hormônios, inclusive o hormônio do crescimento que quando é secretado demais leva ao gigantismo e quando é pouco secretado conduz ao nanismo. Outra explicação para o gigantismo é o hipopituitarismo, ou seja, a perda parcial ou total da função de uma pequena parte da hipófise que é capaz de produzir sintomas que estejam relacionados à deficiência da produção hormonal que deveria ser produzida pela glândula comprometida.

Esta condição patológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com