TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nanismo, Gigantismo, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo

Por:   •  25/8/2022  •  Abstract  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Doenças que afetam o sistema endócrino

Nanismo, Gigantismo, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo

Sistema Endócrino

O sistema endócrino é um sistema composto pelas glândulas endócrinas do nosso corpo que sintetizam substâncias e lançam-nas na corrente sanguínea. O nome dessas substâncias são hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.

Nanismo

O nanismo é um transtorno que causa baixa estatura, devido a alterações genéticas, hormonais, nutricionais ou ambientais, que fazem com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria. As pessoas com nanismo podem ter baixa estatura, membros e dedos curtos, tronco longo e estreito, pernas arqueadas, cabeça relativamente grande, testa proeminente. Tratamentos em nanismo, são para evitar complicações e correção de deformidades durante o desenvolvimento da criança. É uma condição         que não há cura.

Gigantismo

gigantismo consiste no distúrbio de origem hormonal ou genético que ocorre devido à liberação em excesso do hormônio do crescimento (GH) pela hipófise anterior. Gigantismo é o crescimento excessivo, especialmente braços e pernas, e aumento na estatura por todo o corpo.

Pessoas afetadas tem fraqueza muscular e problemas vasculares nas pernas superiores.

O portador de gigantismo têm mãos, pés e lábios maiores que o normal, assim como traços grosseiros no rosto.

A causa do aumento de produção do hormônio do crescimento é, em 98% dos casos, devido à presença de tumores benignos na Glândula Hipófise, situada no cérebro.

A prevenção nestes casos para o gigantismo é feita através de exames de rotina.

A cirurgia se torna o método indicado, com chances de cura de até 90% quando os adenomas estão com até 1 cm, estando maiores, o índice cai para 50% de chance de cura. Se, após a cirurgia os índices hormonais não se regularizam, é necessário que o paciente continue um tratamento complementar com medicamentos.

Tireóide

Tireoide é uma glândula que parece uma borboleta e está localizada na região do pescoço. A tireoide, é uma glândula endócrina, responsável por liberar diretamente na corrente sanguínea.

Hipertireiodismo

O hipertireoidismo é quando a glândula tireoide trabalha em excesso e produz hormônios em excesso, alterando diversas funções do organismo.

A ingestão em excesso de iodo, doenças graves, tumores na tireóide, podem causar a doença.

Quem tem hipertireoidismo tem muitos sintomas, dentre eles estão: aumento de apetite, ansiedade, irritabilidade, suor excessivo, cansaço, fraqueza muscular, etc.

O tratamento é com medicamentos ou aplicação de iodo (esse segundo tratamento, destrói a tireóide, e é necessário ingerir hormônios para repor).

Hipotireoidismo

hipotireoidismo é quando a tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo. E tem sintomas como ganho de peso, fadiga, prisão de ventre, inchaço, queda de cabelo e até depressão. É causado pelo tratamento do hipretireoidismo, doenças auto imunes, dentre outros.

O tratamento é através da medicação oral.

Primeiro parágrafo

O que é o sistema endócrino? Qual é a função do sistema endócrino? Ele é responsável por lançar que tipo de substâncias no corpo?

Segundo parágrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com