TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicerina

Exames: Glicerina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  589 Visualizações

glicerina

A glicerina, também designada de glicerol ou 1,2,3-propanotriol, é um álcool alifático trivalente de fórmula molecular CH2OH-CHOH-CH2OH.

É um líquido viscoso, incolor, doce (aspeto xaroposo) e higroscópico ao ar. É miscível com a água e com álcool mas insolúvel nalguns solventes orgânicos como hidrocarbonetos, éteres e acetato de etilo.

A glicerina foi descoberta por Scheele, em 1779, que a obteve como um dos produtos da hidrólise do azeite.

Esta encontra-se muito espalhada na Natureza sob a forma de ésteres dos ácidos gordos, denominados glicerídeos, que são os constituintes fundamentais das gorduras e dos óleos gordos.

A glicerina obtém-se como produto secundário na saponificação das gorduras, que quimicamente são ésteres dos ácidos carboxílicos superiores (fabrico de sabões, estearina, ácido oleico).

Sinteticamente, pode ser obtida a partir do propileno obtido quer no processo de cracking do petróleo, quer nas instalações de produção de coque.

A glicerina aplica-se sobretudo na obtenção de resinas alquídicas por reação com ácidos dibásicos, usadas em revestimentos.

Aplica-se também em preparações farmacêuticas e cosméticas, no tratamento do tabaco antes de ser elaborado de modo a evitar a sua fragmentação, na indústria alimentar no fabrico de xaropes e gelados, como lubrificante, como solvente, como anticongelante, como plastificante nos artigos de borracha e para a obtenção da nitroglicerina e da dinamite.

A esterificação da glicerina com ácido nítrico origina o trinitrato de glicerol, mais conhecido por trinitroglicerina, que é um poderoso explosivo usado no fabrico da dinamite.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com