TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa sobre glicerina

Por:   •  17/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto

1 – IDENTIFICAÇÃO

EQUIPE:  Bruno Vinícius de Lucena Marcolino

                 Luiz Fernando Burle Pio dos Santos

                 Marina Nunes dos Santos Silva    

E-mails dos componentes: bruno.viniciuslm@hotmail.com

                                           luizfburle@gmail.com

                                           marina.nunes19@hotmail.com 

Orientador: Angeles Perez Palha

2 – TÍTULO DO TRABALHO

Aplicações para o uso da glicerina bruta produzida a partir do biodiesel

3 – INTRODUÇÃO / OBJETIVO

3.1 Introdução

Com o desenvolvimento das cidades, gera-se um aumento na demanda por energia. Entretanto, o aumento das queimas de combustíveis fósseis para obtenção dessa energia traz consequências terríveis à atmosfera terrestre. Além disso, a crescente preocupação com a conservação dos recursos naturais é uma das principais questões deste século. Dessa forma, busca-se por fontes renováveis para queima e geração de energia que, se utilizada adequadamente, têm um menor impacto sobre as emissões de CO2 e geração de resíduos, motivando inúmeras pesquisas neste setor.

Pensando nisso, os governos incentivam a busca por energias renováveis e a maior utilização dessas.

A exemplo disso, existe o biodiesel. A produção desse combustível a partir de óleos de transesterificação convencional obtém-se também o subproduto chamado de glicerina. Esse subproduto é obtido em cerca de 10% do óleo que foi usado.

 A glicerina tem por principal componente o glicerol, (MORA et al, 2015) que pode ser utilizado em várias áreas distintas, variando como combustível, fertilizantes, produção de catalisadores e até mesmo na alimentação de alguns animais, como porcos, aves e uma grande gama de ruminantes, sendo que essa última necessita de enormes cuidados ao que se refere à pureza do glicerol obtido, já que quantidades abaixo do recomendado podem apresentar riscos à saúde destes animais.

3.2 Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral analisar quais são os possíveis usos para a utilização da glicerina proveniente da síntese do biodiesel. E, por fim, determinar qual o melhor método, a partir de critérios estabelecidos, como: gastos, retorno financeiro, tempo, etc.

3.2.1 Objetivos específicos

Entre os objetivos específicos destaca-se: diferenciar os diversos tipos de utilização da glicerina, levando em consideração o método a ser utilizado, o tempo em que o método fornecerá um retorno financeiro, assim como suas vantagens e desvantagens. E, a partir da análise todos os métodos, com base em  pesquisas já feitas, o porquê do método ser viável ou não, principalmente àqueles que não podem fazer um alto grau de investimento.

4 – RELEVÂNCIA DO TEMA / JUSTIFICATIVA

No cenário mundial, o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de biodiesel. Na reação entre um éster (triglicerídeo) e um álcool (metanol ou etanol) na presença de um catalisador, obtém-se como principal produto o biodiesel e também um subproduto, a glicerina. Estima-se que (AGUIAR et al, 2015) para cada 9 kg de biodiesel produzido, aproximadamente 1 kg de glicerina é formado. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 2013 foram produzidos 267000 m3 de resíduo de biodiesel no Brasil. Este resíduo é composto basicamente por glicerol (80%), mas também pode conter resíduos de triglicerídeos, catalisadores, álcool e água, inviabilizando seu uso in natura.

Devido à busca incessante por meio alternativo de energia, e pelo crescente aumento da busca pelo biodiesel, a produção de glicerina vem tendo um aumento considerável e o acúmulo desse material de natureza viscosa vem correndo risco de se tornar um problema ambiental, porém já se foi analisado o grande valor comercial e energético vinculado à glicerina, e fontes alternativas do uso dessa glicerina vem sendo constantemente buscadas e testadas.

Com isso, visamos nesse projeto buscar uma solução economicamente e ecologicamente correta e viável, para a utilização desse subproduto proveniente da transesterificação de óleos, aproveitando de maneira mais otimizada possível todos os valores energéticos agregados na glicerina. Visa-se, também, escolher a técnica que necessite do menor valor de investimento, já que se toma em consideração não só o quanto de energia gera-se com o processo, mas também o custo gerado para fazê-lo.

5 – ESTADO DA ARTE E METODOLOGIA

        

5.1 Estado da arte

No cenário mundial, (BEZERRA et al, 2015) a glicerina vem sendo principalmente usada na indústria de produção de energia, como uma alternativa limpa, em comparação aos derivados do petróleo.

No Brasil, (ANTONIASSI et al, 2013) o setor que mais investiu foi à indústria alimentícia. Pesquisas feitas tentam determinar se é possível implementar a glicerina na alimentação. Já foram estudados utilizando-se diversos animais diferentes, como bovinos, suínos, aves, cabras, cães. Outros setores mostraram que se pode usar para preservar peças anatômicas, na indústria de cosméticos, assim como na produção de biogás e de propeno. Pode-se também ser utilizada na indústria química, como produto não usual.

5.2 Metodologia

A metodologia consiste em fazer três estudos para cada uso. O primeiro será a analise SWOT (strengths, weakenesses, opportunities e threats) que se resume a uma comparação entre os fatores internos, como forças e fraquezas, e os fatores externos, como oportunidades e ameaças. O segundo é relacionado aos custos de recursos e produtos, valor do capital inicial, manutenção requerida, combustíveis necessários, entre outros aspectos serão registrados e analisados a fim de determinar se é viável a utilização do método. E por fim, o terceiro é o estudo do impacto ambiental causado durante todo o procedimento, em que se atribui critérios positivos quanto negativos.

Não é necessária a compra de nenhum equipamento, pois toda a análise será feita com base em estudos já existentes. E seus resultados são puramente para incorporação de conhecimento para futuras pesquisas nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (459.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com