TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Glicerina Liquida

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 12

Glicerina Liquida

A Glicerina é Liquido viscoso, sem cor e nem cheiro, é feita a partir de vegetais ou gordura animal, podendo ser diluída em água ou álcool, menos no óleo. Ela é higroscópica, ou seja, absorve a água do ar, é bastante usada na produção de cosméticos como hidratantes corporais, sabonetes, creme para o rosto e cabelos.

Quando o produto ainda se encontrar dentro da empresa, seu manuseio e armazenagem devem ser em condições adequadas, devem ser mantidos em local seco e bem ventilados, não devendo ser estocado ao ar livre, devem ser hermeticamente fechados para garantir suas propriedades, em decorrência de ser um produto higroscópico. A temperatura ideal de armazenagem é entre + 5 e + 30ºC.

O produto não deve ter contato com substância fortemente oxidante, como: cloreto de potássio e permanganato de potássio, devido à possibilidade de explosão.

Segundo informações da Formiquímica Comercio e Indústria LTDA:

Ficha Técnica: Glicerina Branca Bidestilada USP

Composição:

Nome químico: Glicerol

Sinônimos: Glicerina, Álcool Glicílico, 1,2,3- Propanetriol, trihidróxipropano.

Peso Molecular: 92,09

CAS: 8042-47-5

Principais usos: fabricação de produtos de limpeza; na indústria cosmética; na indústria farmacêutica (enemas e veículos); na composição de plastificante; agente lubrificante; desmoldante.

Este produto é uma substância pura. Família ou função química: álcool.

A Glicerina é produzida em grande escala mundial, sinteticamente, e utilizada em inúmeras aplicações. Encontrada em vários produtos de higiene e limpeza, além de farmácias, portanto é observado que seja lançado de forma indireta para o ambiente pelos efluentes industriais, e pelos inúmeros produtos onde está contida se libera para o solo espera-se que sofra biodegração rápida em condições aeróbias, se liberada na água espera-se que se degrade rapidamente em condições aeróbias.

Perigos mais importantes: produto levemente combustível

A Glicerina aplicada via oral ou parenteral em altas doses (dose não informada) pode exercer efeitos tóxicos sistêmicos. Observado leve diurese em indivíduos saudáveis que dose única de 1,5g/kg ou menos. Efeitos adversos da administração oral incluem leve dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômito, sede e diarreia.

Para o manuseio da Glicerina se faz necessário o uso de equipamentos de proteção individual, não manusear próximo ás fontes de ignição, chamas e calor, não fumar, manusear em local limpo, seco fresco, e com boa luminosidade, ao abrigo do sol.

Para armazenagem deve-se proteger contra danos físicos. Estocar em local fresco, seco e ventilado, longe de qualquer área onde possa favorecer riscos de incêndio ou explosão. Usar ferramentas e equipamentos anti-faíscas, incluindo ventilação à prova de explosão.

Os materiais seguros para embalagens recomendadas são bombas em polietileno, containers em polietileno, para embalagens menores (1000 ml ou menos), poderá ser utilizado frascos em vidro, polietileno ou PVC.

 Não armazenar com materiais oxidantes, a principal embalagem é o tambor de ferro revestido em epóxi com capacidade de 200 litros Bombona de polietileno com capacidade de 200 litros.

O manuseio e armazenagem da substância devem ser em condições adequadas com utilização de luvas e óculos de proteção sendo o uso indispensável. Os tambores de Glicerina devem ser hermeticamente fechados para garantir suas propriedades, em decorrência de ser um produto higroscópico hermeticamente fechado. Evitar contato com substância fortemente oxidante, como: cloreto de potássio e permanganato de potássio, devido à possibilidade de explosão. Temperatura para o armazenamento: Entre + 5 e + 30ºC.

O produto deve ser transportado com os cuidados necessários, para que não danifique as embalagens que porventura ocasione perca de produto, resguardando desta forma as normas e legislações vigentes para o transporte do produto.

Durante o armazenamento, devem-se observar normas de estocagem, por exemplo: distancia de aproximadamente 30 cm das paredes, o produto adquirido a granel deve seguir as normas de descargas adotadas pela empresa compradora, obedecendo à capacitação do tanque de estocagem. Para manter as características do produto, recomenda-se a estocagem em tanques de inox.

Carga perigosa em virtude da sua natureza pode provocar acidentes, danificando outras cargas ou meios de transporte e colocando em risco as pessoas que a manipulam. As recomendações para transporte de produtos Perigosos nas Nações Unidas, com base no tipo de risco que apresentam, dividem esse tipo de carga nas seguintes classes: Explosivos, gases, líquido inflamáveis, sólidos inflamáveis e semelhantes, substancias oxidantes e peróxidos orgânicos, substancia tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes, materiais radiativos, corrosivos e variedades de substancia perigosas diversas.

Sobre a embalagem para Glicerina é embalada em tambores ou containers, bem fechado, ou em tanque de estocagem isento de umidade ou contaminações com produtos estranhos a Glicerina, 24 meses a partir da data de fabricação.

Embalagens- Tambores de Aço, revestidos com resina Epóxi, de 200 litros, ou Containers de 1 m3 de Polietileno. O material é fornecido normalmente em caminhões com tanques de Inox com volumes de 15 m3 a 27 m3 ( entre 18 a 34 toneladas).

Glicerina, utilizar um recipiente adequado como FLEXITANKS (Carton & Pallet).

De acordo com o regulamento (EC) Nº 1272/2008 Esta substancia não é classificada como perigosa de acordo com GHS, o produto não necessita rotulação de acordo com as diretivas da CE ou respectivas leias nacionais ( 67/548/CEE ou  1999/45/CE ).

[pic 1]

A rotulagem tem a função de transmitir a imagem da empresa, observando as regras de identificação do produto de acordo com a legislação do país importador. Sendo assim, você deve se informar acerca dessa legislação antes de criar os rótulos para o seu produto.

A marcação dos volumes, feita pelo próprio exportador, é a identificação das mercadorias e do lote a ser embarcado. Esse procedimento tem a função de individualizar as mercadorias, facilitando sua identificação por parte do importador e das autoridades alfandegárias e fiscais, tanto no embarque quanto no desembarque.

        Veja abaixo alguns símbolos utilizados internacionalmente para identificar mercadorias com características especiais:

[pic 2]

De acordo com a Lei nº 8.794/2008, as operações realizadas com biodiesel B100 e glicerina devem obter uma carga tributária final de 0% a 7% e operações realizadas com matérias-primas de agricultura familiar de 0% a 3%, que serão limitadas a 30% da produção do estabelecimento industrial, sendo assim, enquadra-se no CNAE 2342-7/02:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (262.9 Kb)   docx (136.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com