TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicose

Trabalho Escolar: Glicose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação de Ensino de Contagem- Funec/ Centec

Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico

Departamento de Análises Clínicas

Bioquímica

Dosagem Glicêmica

Professor: Domingos

Data do experimento: 17/3 Data de entrega: 24/3

Nome: Lorrayne Carolina de Oliveira Teixeira no 16

Turma: 2oAC

Contagem

Março 2015

1.0 Resumo

A glicose é um açúcar que serve como a principal fonte de energia para o corpo humano. Os carboidratos que ingerimos são quebrados na forma de glicose, absorvidos pelo intestino delgado e então distribuídos por todo o corpo através da corrente sanguínea. A maioria das células do nosso corpo necessita de glicose para a produção de energia.

.

2.0 Introdução

A glicose é a principal fonte de energia para as células. Quando encontrada em grande quantidade e conhecida como “hiperglicemia”, e “hipoglicemia” quando em pequena quantidade em nosso organismo. Quando encontradas em ambas as situações a glicose pode causar anormalidades no nosso metabolismo.

Os seres humanos não podem viver sem glicose ou insulina, estas duas substancias devem existir no organismo de forma balanceada. Quando encontradas em grande ou em pequena quantidade no organismo, pode acarretar no mau funcionamento do nosso organismo dentre outros fatores. A deficiência na secreção e/ou ação da insulina, resultando na doença diabete mellitus dentre outros fatores prejudiciais a nossa saúde

O uso da glicose depende de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina age transportando a glicose para dentro das células. Estimulando também o nosso organismo a armazenar o excesso de glicose na forma de glicogênio.

3.0 Objetivo

O exame de glicose consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar uma possível diabetes.

O exame é útil no diagnóstico da hiperglicemia e hipoglicemia. Para o diagnóstico de Diabetes Mellitus é necessário um valor igual ou superior a 126 g/Dl. Em gestantes os valores devem ser superiores a 105 g/Dl. Já o diagnostico da hipoglicemia se estabelece com valores inferiores a 60 mg/Dl.

Para pacientes já diabéticos, o exame serve para verificar os valores de glicemia no sangue, podendo assim ajustar o tratamento com remédios adequados, como anti-diabéticos ou insulina.

4.0 Procedimento experimental

Materiais utilizados:

• Espectrofotômetro

• Centrifuga

• Banho-maria (37°C)

• Pipeta automática

• Pipeta graduada

• Cronometro

• Ponteira

• Tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com