TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glândulas Hipófise

Exames: Glândulas Hipófise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Glândula Hipófise

A hipófise, ou glândula pituitária é uma glândula pequena que se localizada na base do cérebro em uma depressão óssea chamada de “sela túrcica”, e envolvida pela dura-máter, e que se divide em hipófise anterior, conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes na vida do ser humano, tais como: o hormônio do crescimento, a adrenocorticotropina - denominada ACTH, Tirotropina - forma abreviada TRH,a prolactina e Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH,em que são hormônios que atuam nas glândulas genitais essenciais, como ovários e testículos. E a hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, atua em dois hormônios: o hormônio antidiurético ou Vasopressina, conhecido como ADH que causa a elevação da pressão sanguínea e a reabsorção de água nos túbulos renais distais, diminuindo a sudorese. E o outro hormônio é a Ocitocina, no qual motiva as contrações uterinas e ejeção do leite durante a amamentação, porém na sua deficiência leva a pessoa a ficar menos emotiva, mais intelectual, com poucos contatos sociais e mais isolada, podendo alterar seu comportamento emocional.

Segue abaixo na figura o Hipotálamo, em que representa 1% da massa total do encéfalo, um órgão pequeno mas de grande importância, sendo responsável pela temperatura corpórea, apetite, atividades gastrointestinais, equilíbra a ingestão e a perda de líquidos no organismo, emoções e atividades sexuais. Estando interligado à glândula hipófise, controlando a secreção hipofisária, tanto os sinais hormonais como os nervosos.

Anatomia da Hipófise. Ilustração: Alila Medical Media / Shutterstock.com

O hipotálamo sintetiza e secreta os hormônios liberadores e inibidores que controlam a secreção de hormônios na porção anterior da hipófise.

Os principais hormônios liberadores e inibidores hipotalamicos são:

• O hormônio liberador da tireotropina (TRH), que estimula a secreção de hormônio tireoestimulante (TSH) pelos tireotropos.

• O hormônio liberador da gonadotropina (GNRH), que estimula a secreção de hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) pelos gonadotropos.

• O hormônio liberador de corticotropina (CRH) que estimula a secreção do hormônio adrenocorticotrófico ( ACTH) pelos corticotropos.

• O hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH) que estimula a secreção do hormônio do crescimento (GH) pelos somatotropos.

• O hormônio inibidor do hormônio do crescimento (somatostatina) que inibe a secreção do hormônio do crescimento pelos somatotropos.

• O hormônio inibidor da prolactina (PIH), que inibe a secreção de prolactina (PRL) pelos lactotropos.

• Os hormônios hipotalâmicos são secretos nas terminações nervosas antes de serem transportados para a hipófise, e são importantes para um perfeito funcionamento do corpo.

Fontes:

• Berne, Robert M., Levy, Matthew

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com