TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guillain Barré

Ensaios: Guillain Barré. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

Guillan Barre é uma patologia progressiva que afecta os músculos do nosso organismo. Ela está relacionada com inflamação dos nervos, mais precisamente, uma má função entra a raiz motora e o nervo periférico. Geralmente este quadro inflamatório é precedido de um processo infeccioso. é caracterizada por um défice de força distal, atonia muscular, perda dos reflexos. A doença aguda é chamada de Síndroma de Guillain Barre.

O que acontece com o organismo?

Guillain Barre está associado com um processo inflamatório severo que acomete a sinapse (união das células nervosas) que ocorre entre a raiz motora e os nervos periféricos. Como resultado deste processo inflamatório, teremos um severo acometimento muscular, levando a paralisia destes, atonia muscular, défice de força distal, perda dos reflexos, diminuição da sensibilidade da pele na porção inferior da perna e nas mãos.

Os nervos são recobertos por uma bainha de mielina. Neste síndroma, os nervos perdem esta mielina, o que acarreta para o nosso organismo um mal funcionamento dos nervos. Os nervos não recebem correctamente os impulsos e estímulos uns dos outros. Em alguns casos, os impulsos são bloqueados. Geralmente a fraqueza muscular tem início nos pés e pernas, acometendo a porção superior do corpo em um estágio mais avançado da patologia.

Quais são os sinais e sintomas da doença?

Após uma infecção no sistema respiratório ou est�mago, a doença evolui em 24 horas. A fraqueza ou paralisia muscular começam nos pés e pernas. Progressivamente, irá acometer braços e cabeça no prazo de 24 a 72 horas. As vezes começa pelos braços, espalhando- se para as pernas.

Os sintomas são: sensação de formigamento dos membros, principalmente na porção inferior da perna e nas mãos, atonia muscular, diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade, movimentos incoordenados, dor muscular, visão embaçada, dificuldade para respirar, tontura, taquicardia, dificuldade para urinar, incontinência urinária, intestino preso, desmaio, dificuldade para engolir e défice de força distal.

Quais são as causas e factores de risco para este síndroma?

Não se sabe a exacta causa da doença. Acredita se que ela seja secundária a um processo infeccioso. Geralmente Guillain Barre segue um processo infeccioso do sistema respiratório ou estomacal. Estas infecções estão curadas antes dos sinais de Guillain Barre começarem a emergir. Aproximadamente 8 em 100000 pessoas desenvolvem esta condição.

Ela ocorre em ambos os sexos. Indivíduos com esta doença possuem na maioria a idade entre 30 e 50 anos. Alguns dos factores de risco são: indivíduos com AIDS, câncer, lúpus ou outras infecções virais como herpes ou que se submeteram a cirurgia nas últimos seis semanas.

O que pode ser feito para prevenir esta condição?

Não se sabe o que pode ser feito para prevenção desta condição.

Como é feito o diagnóstico?

Deve ser feito através de um exame neuromuscular realizado por um profissional especializado, onde será observado a função tanto dos nervos quanto dos músculos do corpo. Ele também chocará os sinais vitais do indivíduo, procurando por dificuldades respiratórias ou para engolir.

Existe um teste chamado de velocidade de condução nervosa, que nos mostrará se existe desmielinização. A desmielinização ocorre quando existe pouca mielina recobrindo os nervos, e se isto ocorrer, o nervo está perdendo sua função. Existe outro teste, chamado electromielograma, que nos mostra a actividade dos nervos e músculos. Este exame auxilia o profissional a decidir se as alterações estão sendo provocadas pela doença de Guillain Barre, ou por outra patologia.

Quais são os efeitos crónicos da doença?

Cerca de 95% dos indivíduos com esta doença sobrevivem. Cerca de 75% se recuperam completamente. Para alguns, a doença continuará para o resto da vida. Esta doença pode ser fatal em alguns casos, devido a dificuldade de respiração que alguns pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com