TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HERANÇA LIGADA AO SEXO

Monografias: HERANÇA LIGADA AO SEXO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Daltonismo

É a incapacidade de distinção das cores, principalmente a verde e a vermelha, enxergando-se, no lugar delas, as cores cinza, amarela ou azul.

É causada por um gene recessivo d que está ligado ao cromossomo X, e seu dominante D permite a visão normal das cores.

Para a mulher ser daltônica ela precisa ter dois genes recessivos (dd), e o homem para ser daltônico só precisa de um gene recessivo (d).

Em conseqüência disso o daltonismo atinge mais os homens do que as mulheres, porque como sabemos a mulher tem dois cromossomos X e o homem um X e um Y, e são estes os cromossomos que transmitem as características hereditárias.

Então se uma mulher receber de seu pai ou de sua mãe um cromossomo X com daltonismo ela terá outro cromossomo X para compensar a anomalia, porém ela será portadora e poderá transmitir seus filhos.

Se um homem receber um cromossomo X com daltonismo ele não terá outro X para compensar. Uma mulher só poderá ser daltônica quando seu pai for daltônico e sua mãe for, pelo menos, portadora do alelo para o daltonismo.

Hemofilia

É o nome que se dá a várias doenças genéticas hereditárias que impede o corpo de controlar sangramentos. Algumas deficiências genéticas podem fazer com que a coagulação do sangue diminua, comprometendo assim a coagulação sanguínea.

Quando um vaso sanguíneo é rompido, o coágulo não se forma, e o vaso continua a sangrar por um bom tempo. Se caso ocorrer um corte na pele, esse sangramento poderá ser externo, mas se for a órgãos, músculos ou articulações, o sangramento será interno.

A pessoa que sofre desta doença é chamada de hemofílico, existem três tipos de hemofilia:

- Hemofilia A: Ou hemofilia clássica, é caracterizada pela falta de globulina anti-hemofílica.

- Hemofilia B: Ou doença de Christmas, é caracterizada pela falta do fator hemofílico B.

-Hemofilia C: É definido por um gene autossômico dominante que não esta relacionada com o sexo, e é caracterizado pela falta do fator denominado PTA.

A hemofilia, apesar de ser uma doença congênita, ou seja, aquelas que são adquiridas antes ou até mesmo depois do nascimento, no primeiro mês de vida, ela poderá surgir em famílias que não tenham caso de comprovado de hemofilia.

Não existe cura para a hemofilia, existe um tratamento com aplicações de injeções regulares de coagulação. Existem alguns hemofílicos que criam anticorpos inibidores que são contra os fatores que são dados através do tratamento, contudo o hemofílico pode levar uma vida normal.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

http://pt.slideshare.net/BelbelAntunes/herana-ligada-ao-sexo1

http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/determinacao-e-heranca-relacionada-ao-sexo/a-heranca-ligada-ao-sexo.html#ixzz3IcfaNoX8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com