TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoartrose De Joelho

Artigos Científicos: Osteoartrose De Joelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 2

Etiologia osteartrose de joelho

A artrose ou osteoartrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que atinge as articulações, ocorre com o desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dores e deformidades. As articulações que mais sofrem com a artrose são as que suportam mais peso, como coluna vertebral, quadris e joelhos

Encontram-se evidencias de artrose em alguma articulação na maioria das pessoas com mais de 65 anos. Mais de 80% das pessoas com mais de 75 anos é acometido por alguma artrose, ou seja a prevalência da doença aumenta com a idade. As mulheres tem o dobro de propensão a doença em comparação com os homens.

Causas:

Quando não há uma causa explicável para o surgimento da doença ela é classificada como primária, e quando há uma causa identificável é secundária. As causas são numerosas, com certeza o excesso de peso certamente favorece, as anomalias de eixo do membros inferiores também influenciam (joelho varo ou valgo) pois pode conduzir a um desgaste da cartilagem, doenças inflamatórias, doenças ósseas (osteonecrose), e ainda sequelas de fraturas no joelhos podem ser responsáveis pelas artroses de joelho.

Fatores que aumentam o risco de desenvolver a artrose de joelho:

1. Hereditariedade: há algumas evidências que mutações genéticas podem tornar um indivíduo mais propenso a artrose do joelho.

2. Peso: o peso aumenta as pressões nas articulações, como no joelho.

3. Idade: a cartilagem sofre alterações na sua resistência como qualquer tecido do corpo humano com o passar do tempo.

4. Sexo: mulheres com mais de 50 anos de idade são mais propensas do que homens.

5. Trauma: lesão prévia no joelho, incluindo lesões esportivas, podem levar a artrose do joelho.

6. Esportes de alto impacto: jogadores de elite do futebol, corredores de longa distância e jogadores de tênis têm um aumento do risco de desenvolver artrose do joelho.

7. Outras doenças: episódios repetidos de gota ou artrite séptica, doenças metabólicas e algumas condições congênitas podem também aumentar o risco de desenvolver artrose do joelho.

Prevenção

A artrose pode ser prevenida através da adoção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com