TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hanseniase

Projeto de pesquisa: Hanseniase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

HANSENÍASE

Definição:

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Ele geralmente afeta a pele e os nervos periféricos. A Hanseníase é classificada em Paucibacilar e Multibacilar. Os casos Paucibacilares apresentando duas variantes clínicas, a Hanseníase Tuberculoide e Hanseníase Indeterminada. Os casos Multibacilares são divididos em Hanseníase Virchowiana e Hanseníase Dimorfa.

Etiologia:

Hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (M. leprae), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar deformidades e incapacidades, sendo de alta infectividade e baixa patogenicidade, o que significa que muitos se infectam e pouco adoecem. Quando está dentro do organismo e não ocorre sua destruição, irá se localizar nas células de Schawan, podendo ser disseminado para outros tecidos com os linfonodos, olhos, testículos e fígado, abrigando grande quantidade do bacilo. Seu período de incubação é em média de 2 a 7 anos, e sua transmissão ocorre pelas vias respiratórias, através de contato frequente e prolongado com o portador da doença e com aquele que não faz tratamento. Esta doença ocorre em todas as classes sociais, ambos os sexos e em qualquer idade, mas com maior incidência nas classes socioeconômicas baixas, com baixos níveis de instrução, nutrição e moradia. Portanto não é hereditária.

Fisiopatologia:

Quanto mais linfócitos, células brancas presentes no sangue e na linfa que atuam no sistema imunológico, existirem nas lesões de pele, menos bactéria existirá. As pessoas que apresentam resposta imunológica ao M.leprae baseada nos linfócitos T auxiliares do tipo 1 possuem poucas lesões na pele e poucas bactérias nas lesões. Já as pessoas que apresentam uma resposta imunológica baseada nos linfócitos T auxiliares do tipo 2 possuem maior número de lesões na pele e grande número de bactérias nas lesões. O motivo principal dessa diferença de resposta do organismo à bactéria ainda não é completamente conhecida. A lesão dos nervos das extremidades do corpo, que é a principal consequência da infecção por M. leprae, ocorre em todas as formas de hanseníase. Essa lesão ocorre porque a bactéria invade as células de Schwann, células que envolvem os neurônios, formam a bainha de mielina e auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos. Com isso, essas células são lesadas, assim como a bainha de mielina, retardando a transmissão dos impulsos nervosos, principalmente os de sensibilidade.

Sinais e sintomas:

A doença apresenta sinais e sintomas como sequelas físicas aparentes, como aparecimento de caroços ou edemas no rosto, orelhas, cotovelos e mãos, congestão nasal frequente com sangue e presença de feridas, partes do corpo com hipoestesia ao calor, ao frio, à dor a ao tato, em especial nas regiões cobertas. As manchas manifestam em qualquer parte do corpo, podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas. O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, porém atinge mais frequentemente os braços e as pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir os movimentos dos membros, das mãos e marcha, dermatoneurológicos característicos, que acometem células cutâneas e nervosas periféricas, gerando principalmente lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Dados os comprometimentos físicos e emocionais muitos sofrem estigmas frente à doença e às diferentes denominações dadas à mesma, como: lepra, morfeia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue, reforçam o preconceito social.

DERMATETES

Vitiligo

Definição:

O vitiligo é uma doença sistêmica crônica adquirida, de evolução clínica imprevisível, caracterizada pelo surgimento de máculas e manchas acrômicas em áreas da pele e mucosas com tendência a aumentar centrifugamente de tamanho, em decorrência da ausência de melanina por desaparecimento dos melanócitos na área afetada. É uma das dermatoses mais intrigantes existentes.

Etiologia:

Suas causas costumam ser genéticas, imunológicas, mas os fatores ambientais também influenciam. Apesar de não serem doenças infecciosas, causam constrangimento e estresse aos portadores. A cor da pele é estabelecida pela melanina, pelos tecidos que compõe a pele e subcutâneo e pelo sangue dos vasos da derme. O vitiligo é uma doença adquirida que tem a causa e seu mecanismo de ação desconhecidos é caracterizada pela ausência da melanina por destruição ou inativação dos melanócitos. Atinge cerca de 1% da população mundial independente de raça, sexo ou idade, em 1/3 dos casos há ocorrência familiar e pelo menos metade dos casos surge antes dos 20 anos de idade. É uma doença que esteticamente pode comprometer a qualidade de vida, levando a estigmatização e distúrbios psíquicos, como hoje é considerada uma doença multifatorial seu principal aspecto é o de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com