TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematócrito ou Volume Globular

Artigo: Hematócrito ou Volume Globular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

Hematócrito ou Volume Globular

Na aula pratica aprendemos a leitura de hematócrito, a confeccionar esfregaço sanguíneo, leitura de capilar, coloração das laminas de esfregaço, uso da Câmara de Neubauer, com seus reagentes diluídos na dosagem correta.

Foram usados vários tudo de hemograma com EDTA, com sangue de animais que foram cedidos pela faculdade, onde conseguimos realizar nossa tarefa na aula pratica.

A principio nosso professor Eduardo nos ensinou a encher um capilar com sangue, limpando as extremidades com gaze ou papel higiênico, depois fechamos os capilares com massinha de modelar, que foram centrifugados na microcentrífuga por 5 minutos a 11.500 rpm., após a centrifugação aprendemos a fazer a leitura dos capilares, no cartão de leitura especial, alinhando o início da coluna de hemácias em 0 e o final do plasma em 100% e assim obtendo o resultado em porcentagem de hematócrito.

No hematócrito podemos obter informações como: coloração do plasma, visualizar a capa leucocitária, a papa de hemácias, entre outros componentes.

Preparando o esfregaço sanguíneo

Devemos usar laminas com uma parte de cima fosca para podermos identificar os animais, colocar uma gota de sangue pequena em uma das extremidades da lâmina, usar uma extensora ou lamínula, para fazer o esfregaço, colocando essa extensora na frente da gota de sangue, fazendo um ligeiro movimento para trás ate o sangue espalhar todo na extensora, com um movimento uniforme, para frente, fazer esta lâmina deslizar sobre a outra, fazendo com que o sangue se espalhe em uma camada fina, após esse processo esperar esse esfregaço secar completamente para pode fazer a coloração e fixação desse sangue na lamina.

Coloração da lâmina

Utilizamos um corante tipo panótico, sendo um corante rápido, com coloração sequencial rápida em três soluções. Deixamos as laminas mergulhada no primeiro corante sendo esta uma solução alcoólica, de fixação, deixando 1 minuto nessa solução, depois deixamos mais 1 minuto na segunda solução, e mais 1 minuto na terceira solução. Após esse processo lavar a lamina em agua corrente e esperar secar naturalmente.

Câmara de Neubauer

A Câmara de Neubauer é usada para contagem de células, bactérias, muco e outros. Consiste em uma lâmina de microscopia mais espessa que a normal contendo repartições que ajudarão na contagem e cálculo das células. Deve ser utilizada a objetiva de 40x no microscópio óptico. Colocar a lamínula sobre a área de marcada na câmara de contagem e pipetar cuidadosamente a amostra preenchendo apenas 1 lado da câmara. Usar lamínulas especiais que fornecem a profundidade correta da câmara de contagem.

Nos quadrados das extremidades pode ser feita a contagem dos leucócitos, em forma de L invertido, e no quadrado do meio contam-se as hemácias.

Nessa câmara usam-se alguns reagentes utilizados para diluir a amostra onde serão lidas hemácias, leucitos, entre outros.

Liquido de Gower (Hemácias) - 1:200 / 20ul de sangue / 4000ul reagente X 1000

Liquido de Thoma (leucócitos- Turk) - 1:20 / 20ul de sangue / 400ul reagente X 50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com