TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemorragia

Tese: Hemorragia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo VII - Hemorragias

O sangue desempenha um papel muito importante no organismo.

Entre outros, ele conduz, através das artérias, os alimentos nutritivos e o oxigénio indispensável à vida das células, do cérebro, do coração, do fígado, dos músculos da pele e dos outros órgãos. Através das veias, leva também aos órgãos excretores, como os pulmões e os rins, os resíduos produzidos pela nutrição das células. O sangue mantém igualmente o corpo a uma temperatura constante, distribuindo o calor produzido pelo organismo.

Uma perda rápida ou prolongada do volume sanguíneo perturba as funções vitais, cujo equilíbrio e integridade são assegurados põe uma circulação constante. Essa perturbação funcional provoca graves repercussões, como por exemplo, uma deficiência importante de oxigénio a nível do cérebro, do músculo cardíaco ou dos pulmões, o que provoca um estado de choque e muitas vezes a paragem cardiorrespiratória num espaço de tempo mais ou menos longo.

A hemorragia é um escoamento importante de sangue num tempo relativamente curto. Devemos distinguir a hemorragia de efusão sanguínea (provocada por um golpe), a qual consiste num escoamento de sangue que não modifique gravemente a circulação e não é um ferimento prioritário. A simples efusão sanguínea pára espontaneamente, após 5 ou 8 minutos e com a ajuda natural dos mecanismos de coagulação.

Tipos de Hemorragias:

Hemorragias Externas;

Hemorragia Interna;

Hemorragias Externas

Diz-se que a hemorragia é externa quando o sangue corre para o exterior do corpo através de uma ferida. A hemorragia pode ser arterial, venosa ou mista.

Hemorragia Interna

Habitualmente, a hemorragia interna não é visível. O sangue espalha – se pelos tecidos contíguos no interior do corpo. O sangue que se acumula no interior do organismo provoca graves complicações quando comprime um órgão vital (cérebro, pulmão). O sangue pode igualmente acumular-se nas cavidades do organismo e permanecer ai sem apresentar manifestações peculiares. Uma hemorragia interna constitui um estado grave, frequentemente difícil de avaliar. O socorrista deve estar atento quando se trata de ferimentos causados por um choque violento.

Algumas feridas profundas não podem sangrar imediatamente. Os vasos estão seccionados, mas as extremidades do corte estão esmagados. Sob o efeito de pressão sanguínea, esses vasos vão abrir-se um pouco mais tarde e será então que se produz a hemorragia. Acontece o mesmo quando um membro está esmagado mas não cortado.

Causas da Hemorragia

As causas da Hemorragia Externa:

A hemorragia externa é mais frequentemente causada por acidentes de trabalho, acidentes de estrada ou ferimento provocados por objectos cortantes.

As causas da Hemorragia Interna:

Uma hemorragia interna pode surgir nos seguintes casos:

As fracturas fechadas (fragmentos de osso podem perfurar um vaso sanguíneo, provocando uma hemorragia que se faz acompanhar muitas vezes de um inchaço acentuado);

Os acidentes de estrada, de caça, de trabalho ou de desporto;

Uma pancada violenta directa ou indirecta no tórax, no peito, nas costas ou no abdómen por ocasião de um acidente de estrada;

As feridas com perfurações profundas, provocadas especialmente por objectos pontiagudos e cortantes;

As feridas causadas por balas de arma de fogo;

Os ferimentos por esmagamento ou por compressão, por exemplo, na sequência de um desabamento de terras;

Os Sinais e os Sintomas de uma Hemorragia:

A maior parte dos sinais e dos sintomas da hemorragia são os mesmos, pouco importa que seja externa, interna ou exteriorizada. Eles variam, todavia, conforme o volume de sangue perdido e a velocidade de escoamento. Eis os sinais e os sintomas habituais de hemorragia:

A pele fica pálida ou azulada, fria e húmida. O sangue já não pode circular eficazmente em todo o corpo. Produz-se uma constrição dos vasos sanguíneos que irrigam a pele para encaminhar o sangue para os órgãos vitais. A vítima sente uma fraqueza, tonturas, perturbações da visão devidas a uma a uma diminuição do débito sanguíneo no cérebro. Pode surgir uma perda de conhecimento progressiva.

A vítima experimente ansiedade, pânico, agressividade, agitando-se e falando sem parar. Fica nauseada e ode vomitar.

A sua respiração é superficial, rápida e difícil, impelindo dessa forma a vitima a bocejar, a suspirar e a procurar respirar fundo, pois, produz-se uma deficiência de oxigénio nos órgãos vitais.

A pulsação percebe-se com dificuldade. É rápida e fraca. As artérias contraem-se para compensar a falta de volume de sangue e o coração bombeia mais rapidamente de forma a fazer circular o sangue de maneira mais eficaz.

A vítima experimenta uma viva sensação de sede devido a uma reacção natural do corpo, que procura compensar uma perda de líquido.

Nos casos de hemorragia interna, a vítima sente uma forte dor no sítio do impacto. A sua pele fica azulada e pode dar-se um endurecimento dos tecidos moles, como por exemplo os do abdómen. Os outros sinais e sintomas podem manifestar-se mais tarde em relação à hora do acidente ou do traumatismo.

Nos casos de hemorragia exteriorizada, o sangue escorre por um orifício natural: boca, nariz, ouvido, uréter, vagina, ânus, sendo muitas vezes a consequência de uma hemorragia interna.

Mesmo uma efusão sanguínea ligeira, repartida por um longo período continuo, pode manifestar-se através desses sinais e sintomas.

Os primeiros socorros em caso de Hemorragia Externa

Nos casos de hemorragia externa, chame os Serviços de Urgência e tente parar imediatamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com