TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemorragia

Monografias: Hemorragia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 6

Hemorragia

Hemorragia ou sangramento: É à perda de sangue do sistema circulatório para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido à um corte ou rompimento de vasos sanguíneos. São hemorragias típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo, rompimento de um aneurisma ou de varizes, pequena ferida superficial na pele, etc.

É tido como hemorragia todo derramamento de sangue do organismo humano ou para fora dos vasos sanguíneos. O sangue tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros resíduos e substâncias para os órgãos que eliminem o que o corpo não necessita.

O sangue tem funções nutritivas, excretoras e imunológicas essenciais ao nosso organismo, o que leva a concluir que a perda de tal elemento em nosso corpo é extremamente prejudicial e, dependendo da quantidade e do caso mortal.

Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode levar a vítima a um estado de choque e, em seguida a óbito. Já em casos de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta de nutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).

Tipos de hemorragias

Uma hemorragia pode ser pequena e pouco significativa ou importante e até letal. Um dos critérios usados para classificar as hemorragias é dividi-las em quatro classes, de acordo com o volume de sangue perdido.

Classe I: Perda de até 15% do sangue.

Classe II: Perda de 15 a 30% do sangue.

Classe III: Perda de 30 a 40% do sangue.

Classe IV: Perda 40% do sangue.

Quando a liberação de sangue se dá para o interior de cavidades do corpo, usa-se o termo “hemorragia interna” e quando se dá para o exterior, “hemorragia externa”. A primeira é muito difícil de diagnosticar pois, não sendo visível, é descoberta por certos sinais e sintomas.

As hemorragias podem ser arteriais, venosas ou capilares, conforme os vasos que sejam afetados.

Ocorre hemorragia aguda devido ao rompimento bruto de um grande vaso, em caso de acidentes ou no rompimento de um aneurisma, por exemplo.

A hemorragia também podem ser crônicas, pela perda persistente de pequenas quantidades de sangue, como em um sangramento de uma úlcera gástrica ou uma moléstia renal.

A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue perdido.

Os sinais e sintomas das hemorragias

Os sinais e sintomas das hemorragias podem ser gerais, pela deficiência de sangue ocasionada por toda hemorragia, ou específicos, dependentes do tipo de sangramento.

A taquicardia tenta manter o débito cardíaco e costuma ser o primeiro sinal de um choque hipovolêmico.

A pessoa fica pálida, com o coração disparado, pulso fraco e difícil de sentir. Pessoas com perdas sanguíneas importantes e que demoram a receber socorro médico podem ter falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos temporárias dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbico. Não sendo revertido o processo, finalmente ocorre a morte.

Outros sinais e sintomas podem depender também do grau de gravidade da hemorragia:

Hemorragia Classe I - Sinais e sintomas mínimos. Leve aumento da frequência cardíaca.

Hemorragia Classe II - Frequência cardíaca ≥ 100 batimentos por minuto (bpm), respiração rápida, pulso fino e leve, diminuição da diurese.

Hemorragia Classe III - Além dos sintomas da hemorragia classe II, apresenta sinais clássicos de hipoperfusão. Existe diminuição do nível de consciência, palidez e sudorese fria.

Hemorragia Classe IV - Taquicardia extrema, marcada queda da pressão sistólica e dificuldade para perceber-se a pulsação. O débito urinário estará próximo à zero. Perda total da consciência.

Alguns tipos comuns e especiais de hemorragias

Hemorragia Interna: As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal.

Hemorragia Externa: As hemorragias externas dividem-se em: arterial, venosa e capilar.

Hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, rico em oxigênio, e a perda é pulsátil, obedecendo às contrações sistólicas do coração. Esse tipo de hemorragia é particularmente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.

Hemorragias venosas são reconhecidas pelo sangue vermelho escuro, pobre em oxigênio, e a perda é de forma contínua e com pouca pressão. São menos graves que as hemorragias arteriais, porém, a demora no tratamento pode ocasionar sérias complicações.

Hemorragias capilares são pequenas perdas de sangue, em vasos de pequeno calibre que recobrem a superfície do corpo.

Epistaxe: sangramento provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo do nariz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com