TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemorragias

Seminário: Hemorragias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 4

2. Desenvolvimento:

Hemorragia é a saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, interstícios ou cavidades pré- formadas no organismo.

Classifica-se quanto à:

2.1. Forma: petéquias (1 a 2mm), púrpura (>3mm), sufusão hemorrágica, equimoses (1 a 2cm) e hematomas (>3cm);

2.2. Tempo: aguda e crônica.

2.3. Do ponto de vista anatômico pode ser classificada em: arterial, venosa e capilar.

A hemorragia arterial é ocasionada pelo rompimento de uma artéria, apresenta-se em jatos e com sangue de cor vermelho vivo, podendo conter bolhas, indicando que esse sangue é rico em oxigênio.

A hemorragia venosa é ocasionada pelo rompimento de uma veia, apresenta-se em filete e com a presença de sangue vermelho escuro.

A hemorragia capilar é a hemorragia causada pelo rompimento de capilares sanguíneos; o exemplo mais comum desse tipo de hemorragia é a escoriação.

2.4. As hemorragias também podem ser divididas do ponto de vista clínico em:

Externas: caracteriza-se pelo extravasamento de sangue para fora do corpo.

Internas: são mais difíceis de serem diagnosticadas pelo socorrista, porque se apresentam de forma mais subjetiva, não exteriorizando o sangue. São ocasionadas por rupturas internas, decorrentes de traumas, nos órgãos em seus respectivos sistemas. São comuns em acidentes automobilísticos e em acidentes de quedas de grandes alturas.

Mistas: é quando uma vítima apresenta os dois tipos de hemorragia.

2.5. Sinais e sintomas:

pulso fraco

vítima queixa-se de sede

suor pegajoso e frio

pele cianótica

lábios e dedos cianóticos

torpor e obinubilação

desmaio

queda da tensão arterial

2.6. Hemostasia é o conjunto ou qualquer manobra que vise conter a hemorragia. A hemostasia temporária é a hemostasia para conter a hemorragia à nível de primeiros socorros.

2.7. Técnicas para conter a hemorragia:

Compressão direta: é também conhecida como tamponamento. Funciona fazendo-se pressão em cima do ferimento, utilizando-se uma gaze ou pano limpo. É importante não se retirar a gaze, mesmo que essa fique encharcada de sangue, para permitir a cicatrização desse ferimento.

Compressão indireta: para ser realizada depende da identificação correta do tipo de hemorragia (arterial, venosa ou capilar). Consiste em comprimir o vaso num local acima do ferimento a fim de impedir uma maior perda de sangue. Não é muito aconselhada porque o socorrista precisa identificar o tipo de vaso lesado e, do ponto de vista anatômico, o tipo de hemorragia.

Torniquete: seu uso só é justificado em última estância, em casos de amputação traumática e esmagamento de membros. Deve ser realizada com muita cautela e atenção. Faz-se o torniquete envolvendo o membro afetado com uma bandagem de 10cm ou com tiras de pano, amarrando-se junto com um graveto ou com uma caneta de tal forma que esta sirva como uma válvula para aliviar ou diminuir a pressão. É preciso tomar cuidado com a perfusão sanguínea, por isso é essencial que a cada 12 minutos o torniquete seja afrouxado.

2.8. Procedimentos básicos para pronto socorro em hemorragia:

Se o corte for profundo: deitar a vítima. Se possível afastar sem perda de tempo a roupa das proximidades da ferida. Se não vir qualquer corpo estranho no interior da ferida, exercer uma forte pressão sobre esta com um pano limpo e absorvente ou com as próprias mãos. Se possível, erguer a zona do ferimento acima do nível do coração para reduzir a hemorragia. manter a pressão durante 5 a 15 minutos. Entretanto, aplicar na ferida um penso absorvente, como, por exemplo, um lenço limpo dobrado pelo avesso, e ligar firmemente com um lenço de pescoço ou um pano limpo. se o sangue repassar o penso, não retirar. Por outro em cima do primeiro. chamar uma ambulância ou transportar a vítima para o serviço de urgência do hospital.

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com