TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipersensibilidade Dentinaria

Pesquisas Acadêmicas: Hipersensibilidade Dentinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

A hipersensibilidade dentinária é uma condição clínica odontológica relativamente comum e dolorosa da dentição permanente, manifestando-se de maneira desconfortável para o paciente3,9,24,26. É causada por uma exposição da dentina ao meio bucal, como consequência da perda do esmalte e/ou do cemento. Essa perda da estrutura dentária na região cervical pode se dar por um processo de cárie, abrasão, erosão, abfração ou, o que é mais comum, pela associação de dois ou mais fatores9.

É definida como uma dor penetrante, aguda e de curta duração, a qual se origina da dentina exposta, em resposta a estímulos químicos, térmicos, táteis ou osmóticos, que não podem ter sua origem explicada por outras formas de defeito dentário ou outras patologias1,3,6,16,19,20,24.

Várias teorias têm sido propostas para explicar o mecanismo da hipersensibilidade dentinária, incluindo a teoria da transdução odontoblástica, a teoria dos receptores dentinários e a teoria hidrodinâmica5. A teoria mais aceita atualmente é a teoria hidrodinâmica, proposta por Brännström. De acordo com essa teoria, a exposição dos túbulos dentinários ao meio bucal permitiria, sob determinados estímulos, que o fluido dentinário se deslocasse no interior dos túbulos dentinários, estimulando indiretamente as extremidades dos nervos pulpares e provocando a sensação de dor9,16,20,24.

A dificuldade encontrada no tratamento da hipersensibilidade dentinária é expressa pelo número enorme de técnicas e alternativas terapêuticas para aliviá-la, incluindo tanto o tratamento em consultório quanto o tratamento doméstico20,26. Numerosos agentes dessensibilizantes têm sido testados clinicamente através de décadas numa tentativa de aliviar o desconforto causado pela hipersensibilidade dentinária cervical3,6. Esses podem ser classificados em diversos grupos: bloqueadores de estímulos nervosos, drogas anti-inflamatórias, precipitantes de proteínas, agentes que promovem a oclusão e selamento dos túbulos dentinários e lasers7. Entretanto, nenhum deles tem se mostrado consistentemente eficiente7. Podem ser encontrados na forma de géis, dentifrícios, enxaguantes bucais ou agentes de uso tópico, como vernizes, resina composta, cimento de ionômero de vidro, adesivos dentinários e membranas periodontais.

Embora os procedimentos de tratamento e produtos químicos utilizados possam variar, o principal objetivo no tratamento da hipersensibilidade dentinária é produzir uma barreira entre o estímulo externo e a polpa15.

Os cremes dentais são os veículos mais comuns para agentes dessensibilizantes. São amplamente indicados, particularmente devido ao seu baixo custo, facilidade de uso e aplicação caseira20. Eles apresentam fórmulas complexas, com vários ingredientes, entre eles agentes dessensibilizantes, como o cloreto de estrôncio, nitrato de potássio, fluoreto de sódio, monofluorfosfato e fluoreto estanoso. Vários cremes dentais contêm abrasivos (carbonato de cálcio, alumínio, fosfato de cálcio, silicato, etc.), que também podem causar a obliteração dos túbulos por ação abrasiva ou indiretamente pela formação de uma smear layer durante a escovação20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com