TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alergia e Hipersensibilidade

Relatório de pesquisa: Alergia e Hipersensibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

Alergia e Hipersensibilidade

O termos alergia foi inicialmente definido por Clemens Von Pirquet como “uma capacidade alterada do corpo de reagir a uma substância estranha”, o que era uma definição ampla que incluía todas as reações imunológicas. Nos dias de hoje, a alergia é definida de modo muito restrito, como “a doença seguindo uma resposta do sistema imune a um antígeno, sobre outros aspectos inócuo (que não danifica)”. A alergia faz parte de uma classe de respostas do sistema imune que são denominados de reações de hipersensibilidade; essas são as respostas imune nocivas que produzem lesão tecidual e podem ser responsáveis pela causa de uma série de patologias (doenças).

De acordo com Combs e Gell, a hipersensibilidade é classificada em quatro tipos, tipo I, II, III e IV. A alergia é frequentemente enquadrada como sendo uma hipersensibilidade do tipo I (reações de hipersensibilidade do tipo imediata, mediadas por IgE).

De acordo com a figura acima, podemos perceber que existem quatro diferentes tipos de hipersensibilidade mediadas por mecanismos imunológicos que lesam tecidos. Os tipos I – III são aqueles mediados por anticorpos que se distinguem pelos diferentes tipos de antígenos reconhecidos e pelas diferentes classes de anticorpos envolvidos. As respostas do tipo I são mediadas por IgE, que é responsável pela indução dos mastócitos (célula importante na defesa do nosso organismo), enquanto os tipos II e III são mediados por IgG, que podem “tomar” diferentes mecanismos efetores mediados pelo complemento e receptores Fc em vários graus, dependendo da substância de IgG e da natureza do antígeno envolvido. As respostas tipos II são dirigidas contra os antígenos da superfície da célula matriz, enquanto que as respostas do tipo III são dirigidas contra antígenos solúveis, e a lesão tecidual envolvida é causada pelas respostas desencadeadas pelos complexos imunes. A reação de hipersensibilidade tipo IV são mediadas por células T, que sofreram uma subdivisão em três grupos. No primeiro grupo, a lesão tecidual é causada pela ativação dos macrófagos pelas células TH1, o que resulta em uma resposta inflamatória. No segundo, a lesão é causada pela ativação das respostas inflamatórias eosinófilicas (ou seja, é a resposta de células eosinófilas, que são células sanguíneas que se encontram envolvidas na defesa do organismo) pelas céluas TH2; no terceiro a lesão é causada diretamente pelas células T citotóxicas.

A reação alérgica é dividida em uma resposta imediata e uma resposta tardia.

A resposta inflamatória que ocorre após a ativação dos mastócitos mediadas por IgE ocorre como sendo uma reação imediata, iniciando em segundos, e como uma reação tardia, que leva de 8-12 horas para se desenvolver.

A resposta imediata é devida à atividade da histamina (vasodilatador, que se encontra envolvido nas respostas imunes), das prostaglandinas (derivado de ácidos graxos) e outros mediadores tóxicos pré-formados e recém-sintetizados, que provocam um rápido aumento na permeabilidade vascular e na contração do músculo.

A reação da fase tardia é causada pela síntese induzida e pela liberação de mediadores que incluem os leucotrienos (lipídios), as quimiocinas e as citocinas pelos mastócitos ativados. Esses recrutam outros leucócitos, incluindo eosinófilos e linfócitos TH2, para o local da inflamação.

Mesmo a resposta tardia seja clinicamente menos marcante que a respostas imediata, ela se encontra associada a uma segunda fase de contração do músculo liso, edema (inchaço) continuado e o desenvolvimento de uma das características-chave da asma alérgica: a hiper-reatividade das vias aéreas a estímulos broncoconstritores inespecíficos tais como histamina e metacolina.

A reação de fase tardia é uma importante causa de doença prolongada muito mais séria, como, por exemplo, na asma crônica. Isso ocorre devido o fato da reação tardia induzir o recrutamento de leucócitos inflamatórios, especialmente os eosinófilos e linfócitos TH2, ao local de resposta dos mastócitos desencadeada pelos alérgenos. Essa resposta tardia pode facilmente se converter em uma resposta inflamatória crônica se o antígeno persiste e estimula as células TH2 alérgeno-específicas, as quais, por sua vez, promovem a eosinofolia e a produção subsequente de IgE.

Os efeitos clínicos das reações alérgicas variam de acordo com o local de ativação dos mastócitos. Quando a exposição ao alérgeno desencadeia uma reação alérgica, os efeitos são focalizados no local em que ocorre a “quebra” dos mastócitos. Na resposta imune imediata, os mediadores pré-formados liberados possuem vida curta, e, desta forma, seus potentes efeitos sobre os vasos sanguíneos e músculo liso são confinados às vizinhanças do mastócito ativado. Os feitos mais continuados da resposta imune tardia também são focalizados no ponto de ativação inicial desencadeada pelo alérgeno, e a anatomia particular desse local pode determinar a rapidez com que a inflamação é resolvida. Desta forma, as síndromes clínicas produzidas por uma reação alérgica depende criticamente de três variáveis: a quantidade de anticorpo IgE alérgeno-específico presente, a via pela qual o alérgeno é introduzido e a dose de alérgeno.

Se um alérgeno é introduzido diretamente na circulação sanguínea, ou é rapidamente absorvido pelo intestino, os mastócitos do tecido conjuntivo associados aos vasos sanguíneos podem se tornar ativados. Essa ativação causa uma síndrome muito perigosa conhecida como anafilaxia sistêmica. A ativação espalhada de mastócitos apresenta uma série de efeitos potencialmente fatais: o amplo aumento da permeabilidade vascular leva à perda catastrófica da pressão sanguínea, à constrição das vias aéreas, causando dificuldade para respirar e o edema (inchaço) de epiglote, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com