TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensao

Resenha: Hipertensao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Hipertensão Arterial

De acordo com Brunner & Suddarth (2009) A pressão arterial e o produto do debito cardíaco multiplicado pela resistência periférica. O debito cardíaco é o produto da frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Na circulação normal. A pressão é exercida pelo fluxo de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. A pressão arterial alta, conhecida como hipertensão pode resultar de uma alteração no debito cardíaco, uma modificação na resistência periférica ou de ambas. Os medicamentos empregados para tratar a hipertensão, diminuem a resistência periférica, o volume sanguíneo ou a força e a frequência da contração miocárdica.

Sendo a HAS uma doença crônica, ela pode ser controlada, mas não curada, requerendo tratamento por toda a vida. Um fato preocupante é que muitos indivíduos só descobrem que são portadores da doença quando apresentam complicações grave, haja vista que a HAS pode evoluir por um longo período sem ocasionar sintomas. BRANDÃO et al (1993) enfatizam que, de toda a população de hipertensos, cerca de um terço não sabe que tem a doença e, dentre os que sabem, apenas a metade adere, efetivamente, ao tratamento.

Os principais fatores de risco para desenvolver a doença são: Historia Familiar, etnia, excesso de peso, idade, dieta hipersodica (rica em sal) diabetes melito, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, tabagismo, álcool. (Brunner & Surddath, 2009, p.865)

Assistência de Enfermagem ao Paciente em uso de fármaco Anti-hipertensivo

O enfermeiro deve proporcionar esclarecimentos sobre a doença para o cliente e sua família como medida de alívio da ansiedade e insegurança de ambos. Outras ações, usadas como medidas de suporte, são a avaliação do prognóstico e a possibilidade do paciente continuar com sua vida normal, apresentam-se particularmente importantes para assegurar o controle tensional adequado e a observância ao tratamento (BRASIL, 2001b).

De acordo com as V Diretrizes (2006) são ações específicas do enfermeiro para com o portador de hipertensão, dentro da equipe multiprofissional: a consulta de enfermagem, compreendendo a medida da pressão arterial com manguito adequado à circunferência do braço, medida de altura e peso com roupas leves e sem sapatos, medida da circunferência da cintura e quadril e cálculo do índice de massa corporal; investigação sobre fatores de risco e hábitos de vida; orientações sobre a doença e o uso regular de medicamentos prescritos pelo médico; orientações sobre hábitos de vida pessoais e familiares. Além da consulta, o enfermeiro deve engajar-se no acompanhamento do tratamento dos clientes portadores de hipertensão e realizar encaminhamento ao médico pelo menos duas vezes ao ano e com maior frequência nos casos em que a pressão não estiver devidamente controlada ou na presença de outras intercorrências.

Moreira (1999) ressalta a importância do envolvimento do cliente no controle da hipertensão, adicionado às ações da enfermagem, o que propiciam uma maior adesão do mesmo ao tratamento e um controle mais eficaz de seus níveis tensionais. O enfermeiro que lida com pessoas portadoras de hipertensão tenta aperfeiçoar sua assistência visando atender às necessidades do cliente e ao mesmo tempo, tenta faze-lo modificar padrões e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com