TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensao E Atividade Fisica

Exames: Hipertensao E Atividade Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Com o passar dos anos a educação física vem dando valor aos deficientes físicos, descobrindo como melhorar a qualidade de vida, o bem estar e melhorando sua inserção na sociedade.

Foi em 1988 que a constituição federal inseriu os deficientes plenamente na sociedade, pois a maioria era excluída da sociedade, mas essa inserção na sociedade já vinha desde os jogos paraolímpicos de 1958, onde essa evolução teve seu grande momento na paraolimpíada do ano 200, onde a cobertura da mídia fez a sociedade se interessar mais pelo esporte paraolímpico inserindo o mesmo no esporte.

A mídia teve um papel importante, pois filmes novelas também contribuíram para a inserção dos deficientes na sociedade, mostrando a superação dos personagens e dando a oportunidade de aparecer deficientes com empregos bem sucedidos, onde foi exemplificado no caso da professora cadeirante que dava aulas de Educação Física. Personagem essa que foi importante para a mudança de pensamento e quebra de preconceitos além de ser fundamental na mudança do modo de acesso a faculdades no Brasil.

O perfil do deficiente vem mudando nos últimos anos, pois antigamente eram vistos como doentes sem cura, hoje muitos são vistos como heróis, em competições paraolímpicas, ou por serem bem sucedidos em seus trabalhos. Mas ainda tem falhas que devemos corrigir, em universidades, como a acessibilidade, uma grade curricular que venha abranger a formação cientifica para que o brasil tenha uma base cientifica sobre os deficientes.

Com a atividade física os portadores de deficiência tem uma aumento na sua mobilidade autoestima equilíbrio emocional entre outras.

Participação x Competição

A grande atração das pessoas pelo esporte de alto rendimento não deve tirar o foco o chamado esporte participativo que e indispensável e atrair quem não gosta de esporte a praticar uma atividade física. Carvalho com suas pesquisas afirmou que: “Não tenho dúvida de que o Esporte é a mais importante ferramenta de inclusão social para o portador de deficiência, pois ajuda na recuperação de sua autoestima e realmente promove maior qualidade de vida.” Além de fazer com que os esportistas possam ser um exemplo de superação para outras pessoas com deficiência ou não.

O texto mostra como a educação física vem ajudando na inserção, auto estima melhoria de vida e reconhecimento das pessoas com deficiência, mostra os benefícios do esporte ou a atividade física, fazendo com que alguns atletas sejam exemplos para a nação demonstrando o potencial das pessoas com deficiência e que o brasil esta melhorando o tratamento e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com