TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia Cardiovascular

Artigo: Histologia Cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA CIRCULATÓRIO

1) Quais são os principais sistemas circulatórios e quais suas funções?

São o sanguíneo, com função de transporte de gases, hormônios, células do sistema imune, produtos do metabolismo e nutrição dos tecidos. E o linfático que tem função de drenar o líquido extracelular dos tecidos e drena também os nutrientes já absorvidos pelo trato alimentar.

2) O que é o endotélio e quais suas funções?

É o epitélio simples pavimentoso que reveste o interior dos vasos. É altamente especializado com funções endócrinas, exócrinas, adesão celular, coagulação e transporte.

3) O que são pericitos?

São células encontradas em capilares e vênulas, que participam no processo de reparação tecidual através da diferenciação. São células contráteis com citoesqueleto que estão fundidas as lâminas basais das células endoteliais.

4) Descreva um capilar .

São vasos de pequeno calibre, compostos apenas por uma camada de endotélio ligado à lâmina basal, em forma de tubo.

5) Quais são os tipos de capilares encontrados no organismo?

Apresentam três tipos: contínuo, com células justapostas e difusão por pinocitose; fenestrados, com células contínuas e fenestras (que são fusões de membranas); e sinusóide, com células descontínuas.

6) Porque o capilar é o vaso mais favorável para as trocas entre o sangue e o tecido?

É o vaso mais favorável por ter o menor calibre, devido a este fato o sangue passa com menos velocidade e menor quantidade, o que permite que as substâncias que estão no sangue se comuniquem com os tecidos.

7) Descreva as características gerais de um vaso sanguíneo.

Apresentam três túnicas: íntima, média e adventícia. Íntima com endotélio e camada subendotelial, e membrana elástica interna nas artérias. Média com células musculares lisas circulares, elásticas e reticulares, e membrana elástica externa nas artérias. Adventícia com fibras colágenas e elásticas, com tecido conjuntivo e fibras amielínicas.

8) O que são vasa vasorum?

São vasos de pequeno calibre encontrados em vasos de condução de grande calibre na túnica adventícia, com função de nutrição e manutenção dos vasos.

9) Como se distingue um vaso de outro vaso sanguíneo?

A composição das túnicas e a espessura da parede vascular.

10) Como são classificadas as artérias? De as particularidades de cada uma.

São classificadas em de grande calibre (elásticas), de médio calibre ou musculares, e de pequenas arteríolas.

As de grande calibre apresentam túnica íntima espessa com membrana elástica não distinta, túnica média mais espessa que as outras túnicas com muitas membranas elásticas e células musculares, além de glicoproteínas, proteoglicanos e colágeno, e túnica adventícia pouco desenvolvida formada por tecido conjuntivo frouxo.

As de médio calibre tem túnica íntima com camada subendotelial espessa e membrana elástica interna definida, a túnica média espessa essencialmente formada por células musculares lisas e membrana elástica externa nítida, túnica adventícia com vasa vasorum, vasos linfáticos e nervos. Realizam controle do fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com